IPCA-15 avança em maio, abaixo das expectativas

No Radar do Mercado: inflação medida pelo IPCA-15 registra alta em maio, mas abaixo do esperado pelo mercado

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio, que registrou uma alta de 0,44%, acima da taxa de abril (0,21%), mas ligeiramente abaixo da expectativa do mercado (0,47%). Em 12 meses, o indicador desacelerou para 3,70%, abaixo dos 3,77% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram resultados positivos em maio. A maior variação e o maior impacto, respectivamente, vieram de Saúde e cuidados pessoais, puxado principalmente pela alta em produtos farmacêuticos após autorização do reajuste nos preços dos medicamentos, e Transportes, impulsionado pelo aumento nos preços da gasolina e de passagens aérea.

As medidas de núcleo, que possuem maior relação com o ciclo econômico, desaceleraram, com destaque para a parte de serviços e industriais.

Nossa visão: o indicador de maio veio abaixo das expectativas e com qualitativo benigno, confirmado pela desaceleração dos núcleos. Para a leitura do IPCA fechado de maio, existe alguma incerteza em relação ao impacto das enchentes no Rio Grande do Sul sobre os preços.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Nossa recomendação de investimentos de abril

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

Resultados das Big Techs e a volatilidade no mercado de veículos elétricos

Tech Trends: enquanto empresas como Meta e Microsoft tiveram resultados mistos, a Tes [...]

A Selic pode voltar a subir nos próximos 12 meses?

Neste artigo, analisamos os motivos que explicam essa precificação e como isso se ref [...]