IPCA-15 varia 0,39% em junho
No Radar Do Mercado: inflação medida pelo IPCA-15 registra alta em junho, mas abaixo do esperado pelo mercado
Por Itaú Private Bank
O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de junho, que registrou alta de 0,39%, abaixo da taxa de maio e das projeções do mercado (ambas em 0,44%). Em 12 meses, o indicador acumulou alta de 4,06%, acima dos 3,70% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram resultados positivos em junho. A maior variação e o maior impacto vieram de Alimentação e Bebidas, enquanto o grupo de Transportes registrou deflação, puxada por passagem aérea e combustíveis.
Em relação às medidas de núcleo, que possuem maior relação com o ciclo econômico, serviços subjacentes vieram em linha com a expectativa e indicam que o grupo continua pressionado, ainda que mostrando alguma desaceleração, enquanto industriais subjacentes vieram acima das expectativas puxados por higiene pessoal.
Nossa visão: no geral, o IPCA-15 de junho veio abaixo do esperado, com destaque para passagem aérea. Apesar da desaceleração de serviços subjacentes na margem, serviços ligados a mão de obra seguem pressionados e sem apresentar melhora na margem.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
On Credit: atualizações no mercado de crédito global
Confira as últimas atualizações do mercado de crédito local e internacional preparada [...]
A Índia é a nova China?
Com as eleições gerais do país dominando o noticiário da última semana, cabe explorar [...]
Manutenção prolongada dos juros nos EUA
International Markets: os dados acumulados até agora têm sido amplamente favoráveis p [...]