IPCA sobe 0,46% em maio

No Radar do Mercado: oito dos nove grupos de produtos e serviços analisados registraram alta na leitura do IPCA de maio

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, que acelerou para 0,46% no mês, em linha com a nossa projeção e acima da expectativa do mercado (0,42%). A taxa acumulada em 12 meses ficou em 3,93%, acima dos 3,69% observados no período imediatamente anterior.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta no mês. A maior variação veio de “Saúde e cuidados pessoais” e os maiores impactos de “Alimentação e Bebidas” e “Habitação”. No campo negativo ficou apenas “Artigos de residência”.

As medidas de núcleo, que apresentam maior relação com o ciclo econômico, aceleraram dentro do esperado, mas serviços subjacentes vieram mais pressionados. Já o índice de difusão, que mede o percentual de itens com aumento dos preços, seguiu inalterado em 55,7%.

Na análise regional, Porto Alegre registrou a maior variação do IPCA em maio (0,87%). A situação de calamidade diante da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul impulsionou a alta nos preços de alguns produtos e serviços.

Nossa visão: a leitura de maio mostrou uma abertura um pouco pior do que a expectativa, com serviços subjacentes voltando a acelerar. Em particular, os serviços ligados a mão de obra não tiveram melhora na margem. Esse grupo deve continuar pressionado ao longo do ano, refletindo um mercado de trabalho apertado.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Alteramos nossa alocação em renda variável local

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

O que Elon Musk, Bill Clinton e outros líderes abordaram no Milken Institute Conference

Market Update: confira os destaques discutidos na live mensal em que Richard Ditizio, [...]

Entenda o carry ajustado pela volatilidade e o que ele nos diz sobre o Real

Neste artigo, explicamos melhor essa métrica usada na estratégia de carry trade e sua [...]