Itaú Blog

Payroll: criação de vagas desacelera nos EUA

No Radar do Mercado: o relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou uma desaceleração do ritmo de criação de vagas no país

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, indicou a criação de 150 mil vagas em outubro. O resultado veio abaixo das expectativas do mercado (180 mil) e mostrou uma desaceleração no ritmo identificado no mês anterior (que foi revisado para baixo na leitura de hoje, agora em 297 mil).

A taxa de desemprego subiu para 3,9%, enquanto a expectativa do mercado era pela manutenção em 3,8%. A taxa de participação apresentou uma queda, para 62,7%, abaixo do esperado (62,8%, mesmo número de setembro).

Os ganhos salariais por hora trabalhada subiram 0,2%, para 34 dólares, abaixo do esperado (0,3%). Nos últimos 12 meses, houve alta de 4,1%, desacelerando em relação ao mês anterior, mas um pouco acima das expectativas (4%).

Em geral, a leitura mostra uma criação de empregos mais fraca nos EUA, oferecendo suporte à atual expectativa do mercado de que o Fed tenha finalizado seu ciclo de aperto monetário. A decisão de dezembro, no entanto, segue dependente da evolução dos dados até a reunião, bem como do comportamento das condições financeiras.

Medida de atividade do setor de serviços desacelera nos EUA

O índice do Instituto de Gerência de Oferta (ISM, em inglês) de serviços dos Estados Unidos desacelerou em outubro para 51,8 pontos, abaixo das expectativas do mercado (53). Vale lembrar que leituras acima de 50 indicam expansão do setor.

O movimento foi puxado por uma queda dos preços pagos e do emprego no setor, enquanto o componente de novas encomendas avançou além do esperado. Em geral, a leitura reflete os efeitos da política monetária contracionista do Fed, em um contexto de custos com financiamento mais elevados, inflação resiliente e ganhos salariais menores.

💬 O que achou deste conteúdo?

Relatório Focus mostra elevação das projeções para a Selic; IGP-M avança menos do que as expectativas | Private Insights

No Radar do Mercado: boletim divulgado pelo Banco Central apontou aumento nas expecta [...]

PIB dos EUA cresce no 3º tri, enquanto inflação acelera em setembro

Economia e Mercados: o PIB dos EUA surpreendeu e cresceu 4,9% no 3º trimestre; o núcl [...]

Fed mantém nível de juros nos Estados Unidos

No Radar do Mercado: banco central americano manteve a taxa de juros inalterada pela [...]