Inflação nos EUA avança conforme o esperado em julho

No Radar do Mercado: núcleo do PCE, indicador mais olhado pelo Federal Reserve, acelerou para 2,9% em julho, mais distante da meta de 2,0%

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura
Gráfico com os resultados dos ultimos 12 meses do Core PCE

O núcleo do Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, que exclui componente mais voláteis, como energia e alimentos, avançou 0,3% em julho, mantendo o ritmo em relação ao dado revisado de junho e em linha com as expectativas do mercado. Já na base anual, o núcleo do PCE acelerou de 2,8% em junho para 2,9% em julho, também em linha com as expectativas.

O indicador “cheio” do PCE, por sua vez, registrou variação de 0,2% na passagem mensal, enquanto a base anual se manteve estável em 2,6%. O Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) também informou que os gastos pessoais dos consumidores americanos cresceram 0,5% em termos reais na passagem do mês, em linha com a expectativa do mercado, após um dado revisado de 0,3% para 0,4% em junho.

Nossa visão: os dados do PCE de julho vieram em linha com as projeções do mercado e, dessa forma, não devem afetar a expectativa do mercado de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deve retomar seu ciclo de cortes de juros na próxima reunião em setembro.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

IPCA-15 registra deflação em agosto; nos EUA, Trump demite diretora do Banco Central

No Radar do Mercado: índice de inflação registra primeira deflação em 2 anos, mas ace [...]

Focus: mercado revisa para baixo projeções de IPCA, PIB e câmbio

No Radar do Mercado: nova edição do Relatório Focus traz revisões baixistas para IPCA [...]

Powell abre porta para corte de juros nos EUA em setembro

No Radar do Mercado: presidente do Federal Reserve afirmou que situação corrente perm [...]