Itaú Blog

PIB americano cresce 5,2% no terceiro trimestre de 2023

No Radar do Mercado: PIB dos EUA avançou mais do que o projetado para o terceiro trimestre; no Brasil, IGP-M de novembro veio próximo do esperado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

PIB americano cresce 5,2% no terceiro trimestre de 2023

O Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgou a segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2023. No período, o indicador avançou 5,2% na comparação trimestral, em termos anualizados.  

A leitura veio acima do divulgado na primeira estimativa (4,9%) e das projeções do mercado (5%). Além disso, houve uma aceleração em relação ao crescimento no trimestre imediatamente anterior, que foi de 2,1%.  

O resultado refletiu, principalmente, a alta nos gastos dos consumidores e confirma as expectativas de um PIB forte no terceiro trimestre. Para o último trimestre do ano, é esperada alguma desaceleração da atividade econômica, para algo próximo a 2%, mas ainda em ritmo forte. 

IGP-M de novembro: próximo das expectativas

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,59% em novembro, próximo da expectativa do mercado (0,60%). O acumulado dos últimos 12 meses, por sua vez, atingiu -3,5% na leitura divulgada hoje.   

Os preços no atacado do setor agrícola aceleraram em novembro, com destaque para a alta nos preços da mandioca e do café. Já os custos no segmento industrial registraram novo avanço, influenciados principalmente pela alta do óleo diesel e do minério de ferro.   

Em relação aos demais componentes do IGP-M, tanto os preços ao consumidor quanto os custos da construção seguiram contribuindo positivamente para o resultado do indicador.  

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

IPCA-15 sobe 0,33% em novembro

No Radar do Mercado: o indicador acelerou na comparação com outubro e veio ligeiramen [...]

Relatório Focus: ligeira queda nas projeções de inflação e PIB

No Radar do Mercado: o relatório Focus divulgado hoje pelo Banco Central trouxe uma l [...]

Dados de atividade empresarial na zona do euro recuam em outubro

No Radar do Mercado: PMIs da zona do euro seguem em território contracionista. Result [...]