Itaú Blog

Dados de atividade empresarial na zona do euro recuam em outubro

No Radar do Mercado: PMIs da zona do euro seguem em território contracionista. Resultados de outubro apontam para contração da economia no quarto trimestre

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu em outubro para 46,5 pontos (contra 47,2 registrados em setembro). Houve retração no desempenho do setor de serviços (para 47,8), enquanto o manufatureiro segue sem mostrar recuperação (recuando para 43,7), ambos abaixo das expectativas. 

Na análise por país, houve queda no PMI composto da Alemanha, aquém das expectativas, mas o setor manufatureiro surpreendeu positivamente (40,7). Já os números da França apresentaram uma queda maior que a esperada, com exceção do setor de serviços (46,1).  

O PMI da região segue abaixo de 50, nível que sinaliza contração da atividade econômica. O indicador, portanto, aponta para retração da economia no quarto trimestre. É o quinto mês consecutivo de retração na atividade empresarial e o declínio mais acentuado desde novembro de 2020. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Pesquisa Focus: queda na expectativa do IPCA para 2023

No Radar do Mercado: o Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (I [...]

Setor de serviços recua em agosto no Brasil

No Radar do Mercado: o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal do Setor de Serviços; nos EUA, [...]

PBoC mantém taxas de juros; IBC-Br recua em agosto

No Radar do Mercado: o Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (I [...]