Itaú Blog

PBoC mantém taxas de juros; IBC-Br recua em agosto

No Radar do Mercado: o Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de agosto; na China, o destaque é a decisão de política monetária do PBoC

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

PBoC mantém taxas de juros inalteradas

O banco central da China (PBoC, na sigla em inglês) decidiu manter suas taxas de juros de referência para empréstimos inalteradas. Com isso, a taxa com vencimento de um ano, chamada Loan Prime Rate (LPR), permanece em 3,45% ao ano, enquanto a LPR de cinco anos, referência para hipotecas, está em 4,20% ao ano. 

A manutenção das taxas já era esperada pelo mercado. Isso porque o PBoC já havia mantido nesta semana o juro da linha de crédito de médio prazo (MLF) de um ano em 2,5% para instituições financeiras.  

IBC-Br recua em agosto

O Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de agosto, que caiu 0,77% na comparação mensal, após duas altas consecutivas. A queda já era esperada, mas veio mais acentuada do que o projetado pelo mercado (-0,6%). Na comparação anual, o indicador avançou 1,28%, praticamente em linha com as expectativas.  

Vale lembrar que, em agosto, os dados divulgados pelo IBGE foram mistos. A receita do setor de serviços (-0,9%) e as vendas no varejo restrito (-0,2%) recuaram. A exceção foi a alta na produção industrial (0,4%). Nosso tracking (estimativa de alta frequência) para o PIB do terceiro trimestre está em -0,3% tri/tri (1,7 a/a). 

💬 O que achou deste conteúdo?

Setor de serviços recua em agosto no Brasil

No Radar do Mercado: o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal do Setor de Serviços; nos EUA, [...]

Payroll: contrariando expectativas, criação de vagas acelera nos EUA

O relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA surpreendeu o [...]

Preço de imóveis recua na China; conta corrente registra superávit na zona do euro

Em um dia com poucas divulgações importantes, os destaques são a conta corrente na zo [...]