PIB brasileiro supera as expectativas no terceiro trimestre

No Radar do Mercado: serviços e indústria compensam queda da agropecuária e puxam crescimento do PIB no período, colocando um viés de alta na previsão do ano

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre do ano em relação ao segundo trimestre, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. O resultado veio acima da nossa expectativa (0,6%) e da mediana das expectativas do mercado (0,8%). Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 4,0%, também acima das nossas expectativas (3,8%) e do mercado (3,9%).

Do lado da oferta, o destaque do período foi o setor de serviços, que expandiu 0,9%, após um primeiro semestre também forte. O setor industrial também cresceu (0,6%) e ajudou a compensar a queda de 0,9% da agricultura no trimestre.

Do lado da demanda, as principais surpresas em relação à nossa estimativa foram o crescimento do consumo das famílias, mais forte do que o esperado, apoiado por um mercado de trabalho resiliente e pelo aumento da renda, além de um ambiente de crédito positivo e investimentos em alta.

Nossa visão: os resultados de hoje superaram nossas expectativas, impulsionados pela demanda doméstica resiliente. Nossa estimativa preliminar do PIB para o 4T24 aponta para alguma desaceleração na atividade econômica. No entanto, para o ano, há um viés de alta para a estimativa de 3,2%.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Pacote fiscal pode ser anunciado hoje

No Radar do Mercado: ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve fazer pronunciamento [...]

Inflação medida pelo IPCA-15 supera expectativas em novembro; Trump promete tarifas sobre importações

No Radar do Mercado: a inflação medida pelo IPCA-15 veio acima das expectativas do me [...]

Relatório Focus: projeções de inflação, juros, dólar e PIB para 2025 aumentam

No Radar do Mercado: apesar de ligeira queda na expectativa para inflação de 2024, me [...]