Produção industrial brasileira cai em abril; indicador de serviços avança nos EUA

No Radar do Mercado: a produção industrial brasileira recuou após dois meses consecutivos de alta; nos EUA, o setor de serviços teve melhor desempenho em 9 meses

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

Produção industrial brasileira recua 0,5% em abril

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de abril, divulgada hoje pelo IBGE, a produção nacional registrou uma queda de 0,5% no mês, interrompendo dois meses consecutivos de alta. O recuo foi menos intenso do que esperávamos (-1,2%), enquanto o mercado projetava uma queda de 0,4%. Frente a abril de 2023, a indústria avançou 8,4%.

Entre as quatro grandes categorias econômicas, o destaque ficou com bens de consumo duráveis e bens de capital, que avançaram no período. A maior contração, por sua vez, veio de bens intermediários.

Já entre as 25 atividades pesquisadas, 18 expandiram no mês, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, que exerceram o principal impacto positivo. Por outro lado, a influência negativa mais importante foi assinalada por indústrias extrativas, que recuaram após o avanço de março.

Nossa visão: a queda da produção no mês de abril foi impulsionada pelo setor extrativo. Enquanto isso, a indústria de transformação, mais importante para o tracking do PIB, ficou acima das expectativas. Mesmo assim, esperamos alguma moderação no crescimento do PIB no segundo trimestre.

Setor de serviços dos EUA registra crescimento mais forte em nove meses

O índice do Instituto de Gerência de Oferta (ISM, em inglês) de serviços dos Estados Unidos avançou para 53,8 pontos em maio, superando as expectativas do mercado e registrando a maior alta desde o início do ano passado. Vale lembrar que leituras acima de 50 indicam expansão do setor.

O resultado foi impulsionado pela atividade empresarial, que registrou o maior ganho mensal desde 2021. O indicador, que disparou 10,3 pontos no mês, reforça o cenário de economia ainda forte, após uma recente onda de dados mais fracos.

O relatório também indicou que a medida de emprego nos serviços subiu, mas permaneceu em território de contração. O Payroll, que será divulgado na sexta-feira, fornecerá informações mais significativas sobre os rumos do mercado de trabalho americano.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Alteramos nossa alocação em renda variável local

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

O que Elon Musk, Bill Clinton e outros líderes abordaram no Milken Institute Conference

Market Update: confira os destaques discutidos na live mensal em que Richard Ditizio, [...]

Entenda o carry ajustado pela volatilidade e o que ele nos diz sobre o Real

Neste artigo, explicamos melhor essa métrica usada na estratégia de carry trade e sua [...]