Itaú Blog

Produção industrial do Brasil avança 0,1% em outubro

No Radar do Mercado: Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE apontou uma alta na produção de 0,1%; na China, houve a divulgação do PMI de manufatura da Caixin

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de outubro, que é divulgada pelo IBGE, apontou uma variação mensal de 0,1% na produção nacional, abaixo do esperado pelo mercado (0,4%). Frente a outubro de 2022, a alta foi de 1,2%. 

Somente uma das quatro grandes categorias econômicas expandiram no mês: bens intermediários. Entre as atividades industriais pesquisadas, 13 das 25 subiram. A influência positiva mais importante veio de produtos alimentícios, após recuar em setembro. 

Nossa visão: a produção industrial tem se mostrado estável nos últimos meses. Olhando à frente, seguimos esperando uma manutenção desta tendência, com o indicador oscilando próximo à estabilidade.  

PMI de manufatura avança na China

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de manufatura da China divulgado pela Caixin subiu 1,2 ponto em novembro para 50,7 pontos, mais forte do que o esperado pelo mercado (49,6) e saindo do nível que marca a contração da atividade (50). A alta foi puxada pelos componentes de demanda e emprego. 

Nossa visão: o resultado aponta na direção contrária do PMI divulgado pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) nesta semana, que sinalizou uma queda do setor para 49,4 pontos. Dessa forma, a leitura é de um resultado misto para a indústria chinesa em novembro. 

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Inflação dos EUA medida pelo núcleo do PCE desacelera

No Radar do Mercado: tanto o núcleo do PCE dos EUA quanto o CPI da zona do euro apont [...]

PIB americano cresce 5,2% no terceiro trimestre de 2023

No Radar do Mercado: PIB dos EUA avançou mais do que o projetado para o terceiro trim [...]

IPCA-15 sobe 0,33% em novembro

No Radar do Mercado: o indicador acelerou na comparação com outubro e veio ligeiramen [...]