Vendas no varejo ampliado ficam estáveis no 3º trimestre

No Radar do Mercado: comércio varejista cresceu 0,2% em setembro; no terceiro trimestre, setor apresentou estabilidade

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

O volume de vendas no comércio varejista ampliado apresentou um crescimento de 0,2% em setembro em relação ao mês anterior, ficando acima das projeções do mercado (de 0,0%). Na comparação anual, o indicador registrou alta de 2,9%.

Entre os 10 setores analisados no mês, três avançaram e sete contraíram. A maior alta ficou com Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, enquanto o destaque negativou ficou com material de construção.

Já no conceito restrito (que desconsidera veículos, motos, partes e peças, além de material de construção), as vendas subiram 0,6% no mês, também acima das expectativas (0,0%). Na comparação anual, a alta foi de 3,3%.

No terceiro trimestre, o conceito restrito expandiu 0,8% tri/tri, puxadas por setores mais sensíveis à renda, enquanto as vendas do comércio ampliado seguiram estáveis no período.

Esperamos alguma fraqueza nas vendas no varejo para o 4T23, em linha com a desaceleração da renda disponível. Para outubro, nosso indicador de atividade diária (IDAT) aponta estabilidade no índice restrito.

💬 O que achou deste conteúdo?

Revisamos nossos cenários local e global para novembro

No Radar do Mercado: divulgamos nossa revisão de cenário, tanto local quanto global; [...]

Política monetária global em foco

Economia e Mercados: semana foi marcada por decisões de política monetária em diverso [...]

Ata do Copom: ritmo constante à frente, mas com nuances

No Radar do Mercado: ata da última reunião do Copom aponta manutenção do ritmo de cor [...]