Zona do Euro: BCE mantém as taxas de juros inalteradas
No Radar do Mercado: a decisão monetária do BCE veio conforme esperado pelo mercado, reforçando a postura de dependência de dados
Por Itaú Private Bank
O Banco Central Europeu (BCE) divulgou hoje sua decisão de política monetária, mantendo estáveis suas principais taxas de juros, em linha com o esperado pelo mercado. Com isso, a taxa de refinanciamento permanece em 4,25%, a de depósitos em 3,75% e a de empréstimos em 4,50%.
O comunicado da decisão confirmou a avaliação do comitê na reunião anterior quanto às perspectivas de inflação no médio prazo. Apesar de algumas medidas de inflação subjacente terem acelerado em maio, a maioria das medidas ficou estável ou desacelerou ligeiramente em junho. As pressões inflacionárias domésticas continuaram, principalmente por conta de serviços e salários elevados, reforçando a avaliação de que a inflação deverá permanecer acima da meta durante o próximo ano.
Quanto aos próximos passos, a autoridade monetária reforçou que continuará dependente da evolução dos dados, avaliando de reunião a reunião, com a sinalização de que manterá os juros em patamar suficientemente restritivo para garantir que a inflação retorne à meta de 2%.
Na coletiva de imprensa, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, reforçou a mensagem de que as autoridades manterão a postura dependente da evolução dos dados, sem se comprometer com a trajetória de juros futura.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
30 anos do Real: o que podemos esperar adiante?
The Weekly Globe: neste artigo, analisamos a performance do Real ao longo do tempo e [...]
Mudamos nossas alocações das carteiras local e internacional
Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]
Investimento em juro real no Brasil
The Weekly Globe: neste artigo, explicaremos por que acreditamos que essa alocação co [...]