Jornada financeira: 7 lições sobre dinheiro

Por Itaú

3 minutos de leitura
Ilustração de homem segurando calendário em ambiente de trabalho.

Uma boa relação com o dinheiro pode trazer diversos benefícios para você e para sua família: equilibrar as finanças, se preparar para imprevistos financeiros e realizar de sonhos e objetivos. Falando nisso, você já parou para pensar em quantos sonhos possui? São os sonhos que nos movem, que nos motivam. Por isso, separemos alguns passos para te ajudar a transformar seus sonhos em realidade:

1: Autoconhecimento

Tenha uma noção bem clara de como você gasta o seu dinheiro

Organize-se para entender quem é você do ponto de vista financeiro. Comprador compulsivo, desapegado com dinheiro ou aquele que economiza o máximo que pode? É importante refletir sobre o que te deixa realmente motivado e inspirado, assim fica mais fácil definir sonhos, objetivos e manter o foco nas finanças.

2: Responsabilidade

Mantenha em dia os compromissos assumidos

É importante, na sua jornada financeira, fazer o possível para manter as contas no controle. Se organize para pagar as contas em dia e evitar a cobrança de juros. Essa organização pode ser feita de diversas formas, anotando a data de vencimento das contas no lembrete do celular, colocando a fatura no débito automático, pedindo para alguém te lembrar, entre outros modos.

3: Prioridades

Garanta antes o que realmente fará mais diferença em sua vida

Para que seus sonhos sejam possíveis, é muito importante que você aprenda a definir prioridades. Hoje em dia, é muito fácil ceder às tentações de comprar coisas que não precisamos. Fique atento com as distrações e foque naquilo que realmente é importante.

4: Racionalidade

Pense mais com a razão e menos com a emoção

O relacionamento com o dinheiro deve ser racional. É muito importante que você dedique tempo para refletir sobre o seu orçamento mensal. O quanto está entrando e saindo, quais são suas principais contas, se você tem um reserva de emergência, se está gastando com coisas que não têm valor duradouro.

5: O tempo

Use o tempo a seu favor

Já parou para refletir sobre a vida e de repente veio aquela pergunta na mente “O que eu fiz da minha vida até aqui?”. Mesmo que as suas conquistas atuais não estejam ainda te agradando, use essa insatisfação como motivação para traçar o futuro que deseja e organizar melhor o seu tempo.

6: Alternativas

Pense nas possibilidades

Quando você estiver sem dinheiro para realizar algo, pense nas alternativas. Tá sem dinheiro para a gasolina? Pense no ônibus, bicicleta ou carona. Sem dinheiro para o almoço? Deixe a vergonha de lado e pense em levar comida de casa. Os livros estão caros? Faça da biblioteca sua segunda casa.

7: Multiplique

Se for bem cuidado, seu dinheiro rende mais

O dinheiro bem investido rende mais. Se conheça e busque investimentos de acordo com o seu momento de vida. Existem investimentos a partir de R$1. Conheça mais sobre o universo dos investimentos no ÍON

Para finalizar, saiba que mais importante do que a quantidade investida é o hábito de guardar um pouco todos os meses.

Coloque em prática as lições, tenha foco e disciplina. Boa sorte, você consegue!