Saiba se é possível cancelar um pix e recuperar seu dinheiro
Por Itaú
É possível cancelar um pix? Se você enviou dinheiro para a pessoa errada ou foi vítima de um golpe essa é uma dúvida que gera muita aflição. Neste artigo, vamos explicar se você tem como estornar um pix e o que pode fazer para recuperar o seu dinheiro.
Tem como cancelar um Pix errado?
Antes de tudo, precisamos dizer que não é possível simplesmente cancelar um pix depois de ele sair da sua conta. Isso porque a transação é imediata. Ou seja, quando você confirma o envio, na mesma hora o dinheiro entra na conta do destinatário. É por isso que nem o seu banco tem como estornar um pix que você tenha enviado.
Ainda assim, existem algumas formas de recuperar seu dinheiro nessa situação. Confira o passo a passo que preparamos.
Entre em contato com o destinatário
A primeira coisa que você pode fazer se perceber que mandou um pix errado é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro. No comprovante de envio, você encontra o nome do destinatário e seus dados bancários, além da chave PIX, que pode ser o celular ou o e-mail. Recomendamos que você converse com a pessoa, explicando o que aconteceu e pedindo a devolução do valor. Se ela concordar, precisa acessar a opção “devolver” no aplicativo do banco para enviar o dinheiro de volta. O valor vai entrar na sua conta imediatamente.
Fale com o seu banco
Mas pode acontecer de a pessoa não concordar em fazer a devolução ou de você ter sido vítima de um golpe. Nesse caso, sugerimos que você fale com o seu banco imediatamente e conte o que aconteceu. A instituição financeira pode entrar em contato com o banco de quem recebeu o dinheiro para tentar resolver o problema.
Faça um boletim de ocorrência
Por precaução, a recomendação é ainda fazer um boletim de ocorrência. Assim, se não for possível recuperar o dinheiro apenas com a ajuda das instituições financeiras, você ainda vai ter a possibilidade de fazer isso pela Justiça.
Acione o mecanismo de devolução do Banco Central
Para quem foi vítima de golpe, existe também a possibilidade de recuperar o dinheiro por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução), criado pelo Banco Central exatamente para facilitar as devoluções em caso de fraudes com PIX.
Se você passou por algo assim, pode tentar recuperar o dinheiro perdido seguindo os passos abaixo:
• Assim que perceber que sofreu um golpe com Pix, registre o pedido de devolução do dinheiro no seu banco. O prazo legal para fazer isso é de até 80 dias depois da data em que você fez o pix, mas quanto mais rápido você for, maior vai ser a chance de recuperar seu dinheiro.
• Se o banco entender que pode ter sido mesmo um golpe, quem recebeu seu Pix terá o valor bloqueado na conta. Por isso, é muito importante fazer o pedido de devolução imediatamente.
Quanto tempo leva para receber o estorno do Pix?
No MED, a análise do caso pode levar até 7 dias. Então, se for concluído que houve mesmo fraude, você pode receber o estorno do Pix em até 96 horas. Mas isso ocorre apenas se o valor estiver disponível na conta bloqueada. O problema é que, geralmente, quem aplica o golpe tira todo dinheiro da conta, o que dificulta a devolução.
Como cancelar um Pix agendado?
Cancelar um pix agendado é bem mais simples porque, nesse caso, o valor ainda não saiu da sua conta. O cancelamento pode ser feito por meio do aplicativo ou caixa eletrônico.
No App Itaú, o caminho é este:
• Acesse a aba Pix;
• Escolha Extrato Pix;
• Visualize os lançamentos futuros;
• Toque no agendamento que quer cancelar;
• Selecione o botão “cancelar agendamento”;
• Confirme o cancelamento.
Recebi um Pix por engano: tenho que devolver?
Sim, se você receber um pix por engano precisa devolver o dinheiro a quem enviou. Se não fizer isso, sua atitude pode ser considerada uma apropriação indébita.
Para devolver um pix recebido por engano, você deve acessar a transação pelo aplicativo do banco e selecionar a opção de devolução. A recomendação do Banco Central é utilizar apenas essa funcionalidade específica. Ou seja, você não deve fazer um novo pix para evitar que o seu banco faça outra devolução se quem enviou o dinheiro fizer essa solicitação formalmente.
Caí no Golpe do Pix, o que fazer?
Se você for cliente Itaú e cair em algum golpe envolvendo o pix, deve entrar em contato com a central do Itaú imediatamente pelos números 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades).
Para saber como evitar cair no golpe do Pix falso acesse nosso artigo completo.
Cuidados com o Pix
Para evitar erros, golpes ou qualquer outro problema com o pix, tenha esses cuidados sempre que pensar em fazer uma transação desse tipo.
• Antes de confirmar a transação, verifique se o nome, o CPF e a conta que aparecem são realmente da pessoa para quem você quer enviar o dinheiro.
• Sempre utilize o aplicativo ou o caixa eletrônico do banco para enviar pix. Evite fazer a transação a partir de links que chegam por mensagem de texto, e-mail ou rede sociais.
• Desconfie de pessoas que entram em contato solicitando o estorno de um pix feito para você por engano. Antes de fazer qualquer transação, verifique seu extrato. E, se você realmente tiver recebido o dinheiro por engano, utilize a opção de devolução no aplicativo do banco. Não faça um novo pix.
• Antes de pagar uma compra online com pix, verifique a reputação da loja e/ou do vendedor para ter certeza de que não é um golpe.
Além de seguir essas recomendações, conheça a página de segurança digital do Itaú para manter seu dinheiro protegido e ficar por dentro dos principais golpes que andam ocorrendo.
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