Uso do crédito: será que eu estou em uma situação de endividamento excessivo?

Por Itaú

3 minutos de leitura
Mulher fazendo o quiz de endividamento excessivo em seu computador

Utilizar soluções de crédito é algo que faz parte do dia a dia. Afinal, elas são importantes para que as pessoas sejam capazes de realizar planos e lidar com diferentes necessidades. Seja por meio de um empréstimo, financiamento ou no uso corriqueiro do cartão de crédito, é comum que as pessoas assumam, em suas rotinas, o compromisso financeiro de pagar valores ou parcelas em um período estipulado.

Mas e quando não se consegue pagar? A inadimplência, ou seja, deixar de pagar as dívidas até a data de vencimento e não poder arcar com as promessas de pagamento que se fez, é uma condição que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, de acordo com o Serasa. E, dentro desse contexto, um grupo específico de pessoas chama a atenção do Banco Central: as que estão sofrendo consequências financeiras e em suas vidas pessoais em decorrência de dívidas em excesso. Neste caso, é necessário ter uma atenção especial para conseguir sair dessa situação sem que ela se transforme em uma bola de neve.

Quer saber se este é o seu caso? Avalie se seu endividamento está sob controle respondendo às perguntas abaixo.

Lembre-se que entrar em um quadro de endividamento excessivo pode acontecer com qualquer pessoa, então não se julgue nem tenha vergonha: responda com sinceridade.

1- Você tem dívidas em aberto (valores a pagar), como empréstimo contratado ou cartão de crédito em uso?

a) Não tenho dívidas

b) Sim, uma ou duas dívidas

c) Sim, muitas dívidas

2- Se marcou B, ou C na pergunta 1, anote os produtos que está usando ou tem contratados atualmente:

a) Eu uso cartão de crédito

b) Eu contratei um empréstimo pessoal

c) Eu estou usando meu limite de cheque-especial

3- Você tem dívidas em atraso?

a) Não tenho nenhuma dívida em atraso

b) Tenho pelo menos uma dívida em atraso há alguns dias (até 15)

c) Tenho pelo menos uma dívida em atraso há muitos dias (16 a 30)

d) Tenho pelo menos uma dívida em atraso há mais de um mês (31 ou mais dias)

e) Tenho pelo menos uma dívida em atraso por longo período (90 dias ou mais dias)

4- O quanto suas dívidas (parcelas de empréstimos, financiamentos e cartão de crédito) representam da sua renda mensal?

a) Representam pouco da minha renda, até 10%

b) Representam uma boa quantidade da minha renda, de 11% a 30%

c) Representam a maior parte da minha renda, 50% ou mais

5- Como você sente depois de pagar pelas suas dívidas mensais?

a) Sinto tranquilidade. Consigo pagar parcelas de dívida e lidar com minhas necessidades mensais e fazer pequenos planos, como passeios, sem problemas.

b) Me sinto em alerta, mas com um pouco de limitação. Consigo pagar parcelas de dívida e lidar com minhas necessidades, mas sobra pouco dinheiro para lazer e outras coisas importantes.

c) Sinto preocupação. Consigo pagar pelas minhas dívidas atualmente, mas tenho precisado ajustar minhas necessidades. Tenho buscado comprar menos no supermercado e economizar nas contas da casa para não atrasar nenhuma conta.

d)Sinto angústia. Tenho dificuldade de pagar pelas minhas dívidas sem comprometer minhas necessidades mensais, como supermercado, água e luz.

Terminamos. Agora avalie os resultados e some os pontos:

Pergunta 1 – a) 0 pontos; b) = 0 pontos; c) = 1 ponto

Pergunta 2 – se marcou nenhuma ou apenas uma alternativa = 0 ponto. Se marcou 2 ou mais = 1 ponto

Pergunta 3 – a) = 0 pontos; b) = 0 pontos; c) = 1 ponto; d) = 1 ponto; e) = 2 pontos.

Pergunta 4 – a) = 0 pontos; b) = 0 pontos; c) = 1 ponto

Pergunta 5 – a) = 0 pontos; b) = 0 pontos; c) = 1 ponto; d) = 2 pontos;

Resultado:

0 a 1 pontos – Parabéns! Você possivelmente não acumula muitas dívidas e parece ter controle sob as que têm. Mantenha esse bom planejamento na hora de tomar crédito para seguir assim :D

2 a 4 pontos – É importante ter atenção. Suas dívidas podem sair do controle e te levar à inadimplência. Se possível, procure reduzir alguns gastos. Priorize quitar os empréstimos que já tem antes de contratar novos.

5 a 6 pontos – É hora de se organizar. Se você atingiu essa pontuação, significa que você pode ter dívidas em excesso e dificuldade de lidar com atrasos e suas necessidades básicas do mês.

A situação pode causar muita preocupação, mas é importante encarar de frente para recuperar o equilíbrio. Que tal buscar seus credores e avaliar formas de renegociar dívidas em atraso? Isso pode dar um fôlego no seu orçamento e contribuir para seu bem-estar.

Obrigado por participar! Agora que você tem uma noção melhor de sua situação, confira os próximos conteúdos dessa série para entender mais sobre o excesso de endividamento e receber dicas úteis de como lidar com essa situação ou mesmo evitá-la.