Itaú Blog

Casar ou comprar uma bicicleta? Escolha a carta de crédito ideal para o seu momento.

A cada novo objetivo da sua vida, existe um consórcio pra você chegar lá.

Duas mulheres sorriem juntas na sala de uma casa. Uma delas está grávida e a outra faz carinho em sua barriga.
Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 5 minutos de leitura

De acordo com dados recentes divulgados pela ABAC, o número de consorciados ativos no Brasil superou o patamar de 10 milhões pela primeira vez na história. Os números impressionantes indicam o crescimento constante do interesse pelo consórcio, que, mesmo após seis décadas, vem conquistando novos adeptos e ampliando sua relevância na economia. Veículos, imóveis e motocicletas lideram o ranking de consórcios mais populares. E você, está considerando fazer um consórcio para realizar qual sonho?

Pensando a longo prazo com o seu dinheiro

O consórcio é um modelo de compra em grupo em que mensalmente todos pagam parcelas, e enquanto isso, acontecem as contemplações, que podem ser por sorteio ou por lance. Entre as vantagens desse modelo que mais atraem os consorciados estão o fato de que não é preciso dar entrada, não há cobrança de juros nem necessidade de comprovar renda. Além disso, é um meio de planejar seu futuro investindo nele pouco a pouco. Fazer um consórcio é uma excelente opção tanto para quem pretende conquistar bens, quanto para quem deseja um jeito seguro de obter alguma renda futura. Um exemplo disso é quem decide optar por um consórcio imobiliário pensando em gerar renda por meio de aluguéis. 

Agora, se você está pensando em casar, sabia que é possível fazer um consórcio para comprar a casa nova, para pagar a festa e até para viabilizar a lua de mel? Uma coisa a gente garante: é bem mais fácil do que encontrar um(a) noivo(a)!  

Conheça o Consórcio Itaú

Além da facilidade, você também conta com muita agilidade na hora de contratar o seu consórcio Itaú, seja ele de imóvel, carro, moto ou caminhão. É possível contratar online – pelo site ou app –, em uma agência Itaú perto de você ou com nossos representantes autorizados. E olha que legal: antes mesmo de contratar, dá para fazer uma simulação gratuita online para ver as possibilidades de carta de crédito disponíveis para o seu objetivo.  

O Itaú é um dos bancos que mais contemplam seus consorciados, e o nosso time de especialistas está sempre disponível para tirar suas dúvidas e ajudar a cada etapa do seu consórcio: da contratação, passando pela contemplação até o encerramento do grupo. 

Dicas para ter a sua carta contemplada mais rápido

E falando em contemplação, você sabia que pode aumentar suas chances de receber a carta de crédito? Isso porque, além dos sorteios mensais, o consórcio também permite que os participantes façam lances (como em um leilão) para arrematar sua carta de crédito. Se o seu lance for o mais alto daquele mês, é garantido: você será contemplado. Aqui neste artigo, explicamos direitinho os tipos de lances que existem e as possibilidades de obter sua carta de crédito. Com ela em mãos, é o mesmo que pagar em dinheiro: dá para garantir a compra do seu bem e ainda negociar um desconto especial para o pagamento à vista. É ou não é um bom negócio? 

Riscos da contratação

O consórcio é visto por muitos como uma alternativa a momentos de instabilidade econômica, porque você tem a chance de continuar poupando, adquirindo bens e se planejando com parcelas que se encaixam no seu orçamento e com a certeza de que seu dinheiro estará seguro e sendo corrigido para não desvalorizar.  

Mas e se você mudar de ideia depois de contratar? Aqui entra mais uma vantagem do consórcio: a utilização é bem flexível. Vamos imaginar, por exemplo, que você adquiriu um consórcio de imóveis no valor de R$ 200 mil para comprar um apartamento novo mas, no meio do caminho, surgiu a possibilidade de comprar um outro imóvel, mais novo e um pouco mais caro. Não tem problema; você poderá mudar o bem a ser comprado com a sua carta de crédito, e o montante que faltar para a compra, você pode complementar. A mesma coisa acontece com a compra de veículos: se você inicialmente optou por um modelo/marca mas mudou de ideia, é possível trocar de bem sem dor-de-cabeça. E, além disso, ainda existe a possibilidade de desistir da compra do bem e resgatar o dinheiro que você havia acumulado.  

Mas fique atento: como em qualquer operação que envolva dinheiro, seu consórcio terá cláusulas e prazos que devem ser respeitados e obedecidos. Consulte sua administradora e leia atentamente o seu contrato, para estar sempre em dia com seus direitos e deveres. Se ficar inadimplente, você corre o risco de perder parte do dinheiro já investido.  

Fazer um consórcio é assumir um compromisso com o seu futuro, seja lá o que você esteja vislumbrando lá na frente. É a possibilidade de planejar seus gastos mensais dentro do orçamento, administrando com mais conhecimento as suas finanças.  

Tá na dúvida se vai casar ou comprar uma bicicleta? Com a carta de crédito certa, dá pra se planejar e fazer os dois: conheça o Consórcio Itaú e fique mais perto dos seus sonhos.