Itaú Blog

Modalidades Pix 2024: amplie as possibilidades de pagamento da sua empresa

Conheça as modalidades Pix, como Pix Automático e Pix Parcelado e veja como elas podem oferecer mais flexibilidade e eficiência para o recebimento de valores

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 5min minutos de leitura

Uma forma rápida, segura e eficiente de transferir valores entre contas, o Pix, desde que foi lançado pelo Banco Central (BC) em 2020, vem ganhando cada vez mais usuários. Prova disso é que, em pouco mais de dois anos, já havia sido responsável pela inclusão de mais de 71,5 milhões de pessoas no sistema financeiro, de acordo com dados de dezembro de 2022 do Banco Central.

Revolucionando o cenário de pagamentos no país, este modelo vem provocando mudanças significativas na preferência do público e de alguns lojistas e prestadores de serviços, que percebem as vantagens de adotar as variadas modalidades Pix em seus empreendimentos. Uma delas é a redução nos custos das transações para empresas, o que evita o repasse dessas taxas para os usuários finais e incentiva uma maior fluidez financeira.

A segurança é outro pilar deste método de pagamento, que conta com mecanismos robustos de proteção de dados e criptografia. A facilidade de uso, permitindo pagamentos a partir de simples informações como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, ou até mesmo de um QR Code, simplifica transações, as tornando mais acessíveis para todos os segmentos da população.

Esse "favoritismo" do Pix - que, no setor de bens e serviços vem crescendo exponencialmente  e, no comércio eletrônico, já empatou com o cartão de crédito como tipo de pagamento mais aceito pelas lojas - tem levado o Banco Central a discutir a regularização de novas modalidades que podem enriquecer ainda mais esse ecossistema de pagamentos instantâneos, facilitando a vida de qualquer usuário do país.

Mas você sabia que algumas dessas funções mais esperadas já estão disponíveis para você? Saiba quais são as modalidades de Pix que oferecem ainda mais flexibilidade aos usuários que você pode ter acesso desde já sendo um correntista Itaú Empresas.

Pix automático: pagamentos recorrentes facilitados

Já aprovada pelo Banco Central e com previsão de ser disponibilizada para toda a população em outubro de 2024, a modalidade Pix Automático é muito útil para pagamentos de contas recorrentes, como as de consumo (água, luz, telefone) e assinaturas de serviços e pode auxiliar na gestão financeira tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Funcionando de maneira similar débito automático, essa funcionalidade permite a programação de pagamentos periódicos diretamente pelo Pix, garantindo mais praticidade e segurança tanto para quem paga quanto para quem recebe: mediante uma autorização prévia, o usuário avisa que deseja que determinado pagamento seja debitado, de forma automática, na data escolhida. Assim, não é necessário lembrar de pagar a fatura, fazer um agendamento ou uma autenticação a cada operação.

No Pagamento Programado no Pix disponível para correntistas, é possível programar a recorrência dessas transferências por até 12 meses consecutivos. Mas, se for necessário cancelar, também é rápido, fácil e 100% online.

Pix parcelado

Disponível no Itaú desde o início de 2023, o Pix parcelado surge como uma resposta às necessidades de flexibilização de pagamentos, permitindo que as compras sejam parceladas diretamente no Pix, sem a necessidade de intermediação por cartões de crédito.

Essa modalidade oferece uma alternativa vantajosa tanto para o consumidor, que pode usufruir de mais uma opção de parcelamento, quanto para o comerciante, que tem a possibilidade de receber o valor à vista, aumentando a liquidez e diminuindo riscos de inadimplência.

O Pix parcelado funciona como um crédito pessoal, ou seja, o banco adianta o crédito para realização da transferência ou pagamento. Para quem compra utilizando esta modalidade, a vantagem é que é possível parcelar valores de 12 a 24 vezes com juros mais atrativos do que os dos cartões de crédito convencionais. Para quem vende, o parcelamento do Pix ajuda a manter o fluxo de caixa regular, já que o pagamento cai à vista mesmo tendo sido parcelado.

Boleto e Pix juntos

E se houvesse uma forma de permitir ainda mais autonomia aos clientes na hora de pagar? Combinando a eficiência do Pix com a familiaridade dos boletos, a modalidade conhecida como Bolepix - e disponível para correntistas Itaú com o nome de Bolecode - é uma solução inteligente que une dois dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil.

Desta forma, o Bolecode apresenta tanto o código de barras quanto um QR Code PIX, dando aos consumidores a liberdade de escolher se querem pagar diretamente pelo aplicativo bancário usando o Pix ou optar pelo pagamento em uma agência bancária, usando o código de barras.

Vale a indicação: Precisando de capital de giro? Conheça uma das melhores linhas de crédito para empresas e fortaleça o seu negócio. Faça uma simulação do Pronampe 2024.

As duas modalidades oferecem ao usuário a possibilidade de retirar dinheiro em espécie: na primeira, é possível fazer saques em estabelecimentos comerciais cadastrados pelo Banco Central, Já o Pix Troco viabiliza o pagamento via Pix com a opção de receber o troco em dinheiro físico.

Vantagens do Pix para quem empreende

Por reduzir custos operacionais e intermediários nas transações e ainda oferecer a segurança da rastreabilidade completa das operações, o Pix, para comerciantes e prestadores de serviço, virou sinônimo de praticidade, menos burocracia e menos riscos de fraude e inadimplência.

O Itaú Empresas está na vanguarda da inovação financeira, oferecendo um ecossistema completo de soluções Pix que essas e outras funcionalidades, como o Pix no WhatsApp, diversas formas de QR Code e a integração com plataformas de tecnologia. Essas soluções visam facilitar a gestão de pagamentos e recebimentos, proporcionando ainda mais eficiência para seu negócio.

Vale a indicação: Já pensou em ter uma conta empresarial completa e com diversas soluções para ajudar na gestão da sua empresa? Confira os benefícios da conta PJ do Itaú Empresas.