Cartão empresarial: como usar essa ferramenta a favor do seu negócio e reduzir custos

Entenda por que cada vez mais empresárias e empresários adotam o cartão de crédito empresarial como um aliado.

Por Itaú Empresas

3min minutos de leitura

A gente sabe que administrar um negócio não é algo simples, principalmente quando estamos falando da gestão financeira como um todo. E, à medida que uma empresa cresce, essa tarefa tão essencial pode ficar ainda mais complexa.

Por isso que, cada vez mais empresárias e empresários adotam o cartão de crédito empresarial como uma ferramenta para auxiliar no dia a dia financeiro. Ele se destaca como uma solução prática e eficaz para gerenciar despesas não previstas.

Sabe aqueles gastos provenientes de reuniões, viagens corporativas, deslocamentos a trabalho, reposição de estoque, pagamento de fornecedores e até mesmo compras e contratação de serviços pela internet? Tudo isso pode ser concentrado em um mesmo lugar, com mais controle, praticidade e segurança, evitando a divisão de gastos em cartões apartados. E ainda por cima, você tem a possibilidade de reverter esses gastos em benefícios para sua empresa.

O cartão empresarial funciona de forma muito parecida com o cartão de crédito para pessoa física, oferecendo opções que se encaixam em diferentes perfis de negócio, oferecendo formatos de gestão e vantagens que não são disponibilizadas por outros métodos de pagamento. Veja aqui algumas delas:

1- Gestão aprimorada: controle de gastos mais efetivo e seguro

Um dos principais atrativos do cartão de crédito empresarial é a centralização de despesas e a fácil consulta dos seus gastos a qualquer momento por canais digitais. Ali, você encontra com facilidade a movimentação da conta corrente e usabilidade do cartão, tornando mais fácil identificar onde o dinheiro está sendo gasto evitando encontrar valores não previstos.

Além disso, é possível extrair relatórios de gastos por categoria (serviços contratados, assinaturas em geral, transporte, materiais de escritório etc.), o que traz facilidade na hora de organizar qual classe de despesas está consumindo mais do orçamento da empresa.

A possibilidade de personalizar o limite do seu cartão é mais um facilitador para a gestão da sua empresa. Assim, é possível ter um controle mais próximo sobre o teto de gastos para cada mês.

2- Separação das despesas pessoais e da empresa
Misturar gastos pessoais e empresariais pode prejudicar a verificação do fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio. Com o cartão empresarial, essas despesas são facilmente diferenciadas, garantindo maior precisão nos relatórios contábeis e facilitando a declaração do imposto de renda.

3- Parcelamento de compras

Esta é uma vantagem especialmente útil no caso de grandes aquisições ou despesas corporativas de grande valor agregado, nas quais o pagamento em parcelas pode proporcionar uma melhor gestão do fluxo de caixa. Isso porque o planejamento financeiro fica mais previsível, evitando gastos inesperados que podem desequilibrar o orçamento da empresa.

É importante, porém, ter um controle rígido sobre essas operações para evitar superendividamento e garantir que as compras parceladas estejam de acordo com as políticas financeiras da sua empresa.

4- Mais prazo para pagar fornecedores

Outra vantagem do cartão de crédito corporativo é a possibilidade de ampliar o prazo de pagamento para fornecedores e compras, um facilitador fundamental quando você precisa de mais tempo para organizar o fluxo de caixa e otimizar seu capital de giro.

Ao utilizar o formato de cartão de crédito corporativo, a empresa pode realizar o pagamento de fornecedores e efetuar compras, mas o valor só será cobrado na data de vencimento da fatura. Dependendo do período entre a data da compra e a data de vencimento da fatura, isso pode resultar em um prazo extra para a empresa.

No entanto, é fundamental gerenciar este recurso cuidadosamente, garantindo que os pagamentos sejam feitos na data de vencimento para evitar juros e multas, que podem pesar no orçamento empresarial. Nesse caso, uma opção mais segura é colocar a fatura em débito automático.

5- Segurança nas compras online com o cartão virtual

Com a evolução digital, as compras online viraram uma necessidade no dia a dia das empresas. No entanto, essa conveniência vem acompanhada de um risco: a segurança dos dados financeiros. Aqui, o cartão empresarial mostra seu valor oferecendo uma solução segura e conveniente, no formato de cartão virtual.

Disponível para boa parte dos cartões, esta ferramenta é voltada justamente para pagamentos na internet e pode ser utilizada tanto para compras pontuais, compras recorrentes ou para cadastrar um meio de pagamento em sites e aplicativos sem a necessidade de expor o número original do seu cartão.

Por gerar um número de cartão exclusivo para compras online, esse recurso dificulta o acesso indevido às informações financeiras da empresa. Além disso, o cartão virtual gera praticidade, pois quem vai realizar a compra não precisa ter o cartão físico em mãos para concluir o processo. Basta acessar o cartão virtual pelo aplicativo do banco, em seu smartphone.

Na solução oferecida pelos cartões Itaú Business, por exemplo, essa ferramenta pode ser utilizada em dois formatos. Em ambos, as compras podem ser parceladas normalmente:

Temporário:
• Neste caso, o número de cada cartão virtual gerado no app é único;
• O número gerado expira em até 48 horas, sendo ideal para compras pontuais ou em aplicativos e sites que ainda não conhece;

Recorrente:
Aqui, o número do seu cartão virtual permanece o mesmo sempre, podendo ser consultado sempre que necessário pelo aplicativo;
• Indicado para compras frequentes, como assinaturas e mensalidades, ou para cadastro em para apps e sites.

6- Benefícios financeiros: anuidade grátis, programa de pontos e flexibilidade de pagamento

Dependendo da opção escolhida, seu cartão empresarial pode trazer os benefícios que mais forem adequados ao seu plano de negócios. Essas características, quando bem aproveitadas, podem se transformar em uma economia de custos significativa para a empresa.

A isenção de anuidade é um deles. Disponível para contratações do cartão Itaú Business, nos canais digitais, esse benefício reduz os custos operacionais do negócio, permitindo que a empresa direcione esses recursos para outras áreas estratégicas.

O programa de pontos, por outro lado, funciona de maneira indireta. À medida que você faz compras para sua empresa, acumula pontos que podem ser resgatados por diversos produtos, milhas aéreas ou descontos.

Ao integrar esses benefícios ao planejamento estratégico do negócio, você, que gerencia uma empresa, pode maximizar seus recursos e reduzir custos. Por exemplo, pode fazer suas compras contando com o benefício do programa de pontos, planejando acumular o máximo possível e trocá-los no momento certo para obter a maior vantagem para seu negócio.

Adicionalmente, a flexibilidade de pagamento oferecida por alguns cartões proporciona um controle maior sobre o fluxo de caixa, permitindo que você escolha entre pagamento integral ou parcelado.

Cada negócio tem necessidades únicas e os cartões Itaú Businessoferecem uma variedade de benefícios para atender a cada uma delas. Analise suas opções, escolha a que melhor se adapta à sua empresa e aproveite ao máximo essas vantagens.