Seis anos de Multimesas consolidam modelo da Itaú Asset

Arlindo Penteado, diretor do Multimesas, explica no podcast Mind Asset como a estrutura se consolidou, o processo de internacionalização e a o futuro da gestão de portfólios

Por Comunicação Itaú Asset

3 minutos de leitura

“Nosso objetivo sempre foi estar no primeiro quartil da indústria.” A frase é de Arlindo Penteado, diretor do Multimesas da Itaú Asset, em entrevista ao podcast Mind Asset. O executivo analisou os seis anos da estrutura inspirada em exemplos de sucesso no exterior e falou sobre os próximos passos da plataforma.

O Multimesas nasceu há seis anos (2019) em um contexto de juros baixos e necessidade de produtos de maior valor agregado. Segundo Arlindo, a ideia foi criar “um produto perene, sempre aberto para os clientes, e sem depender de apenas um gestor”.

Hoje, a família de fundos Global Dinâmico é a principal vitrine do Multimesas. Os produtos reúnem mais de 120 gestores, 14 mesas de gestão e 20 estratégias. “O que está por trás da cota é uma infraestrutura robusta de seleção de gestores e de gestão de risco”, disse o executivo.

Internacionalização e diversificação

Nos últimos anos, o Multimesas passou por um processo de internacionalização. Dois terços do risco do Global Dinâmico, por exemplo, já estão fora do Brasil, com operações nos Estados Unidos, Europa, México e Chile.

Arlindo explicou que a expansão trouxe ganhos de eficiência: “Quanto maior a diversificação, maior a possibilidade de alavancar estratégias e ainda manter a volatilidade no patamar adequado”.

Inteligência artificial no futuro da gestão

O próximo passo do Multimesas envolve tecnologia. Arlindo acredita em uma mesa do futuro, baseada em inteligência artificial e com supervisão humana. “Não se trata de substituir gestores, mas de combinar homem e máquina. Essa conjunção é que vai fazer diferença para continuar entregando performance ao cliente”, destacou Arlindo.

Estrutura descentralizada

Criado em 2019, o multimesas é uma plataforma inspirada nos principais hedges funds.

Esse modelo de negócios combina diversos times de gestão que atua de forma totalmente independente, cada um com autonomia para aplicar em diferentes mercados e estilos.

Principais destaques do episódio

  • Seis anos do Multimesas consolidam modelo de gestão da Itaú Asset.
  • Família Global Dinâmico manteve fundos no primeiro quartil da indústria.
  • Estrutura conta com mais de 120 gestores, 14 mesas de gestão e 20 estratégias.
  • Hoje, dois terços do risco do Global Dinâmico já estão alocados fora do Brasil.
  • Internacionalização passa por EUA, Europa, México e Chile.
  • Futuro conta com desenvolvimento de uma mesa 100% baseada em inteligência artificial.

Antes de investir, verifique o seu perfil.

Confira outras edições do Mind Asset

O que investidores podem esperar da COP30 em Belém

Mind Asset | Sofia Inácio Fahel, da Itaú Asset, e Ricardo Amatucci, do Itaú Unibanco, [...]

As visões de Kahlil Adam para um portfólio global

Kahlil Adam, head de Estratégias Internacionais, fala ao podcast Mind Asset sobre car [...]