Inflação desacelera menos do que o esperado no Reino Unido

No Radar do Mercado: a inflação do Reino Unido desacelerou em março, mas veio acima das expectativas; no Brasil, o Banco Central divulgou IBC-Br de fevereiro

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido desacelerou para 3,2% em março, mas ligeiramente acima do esperado pelo mercado e pelo Banco da Inglaterra (3,1%).

O núcleo do indicador, que exclui itens mais voláteis (como alimentação e energia), desacelerou para 4,2%, também acima das expectativas (4,1%), mas desacelerando em relação à leitura anterior, de 4,5%. O recuo foi puxado pela parte de bens, enquanto serviços teve ligeira desaceleração.

Nossa visão: em geral, a leitura acima das expectativas indica que o processo de desinflação tem sido mais modesto do que o esperado, o que não fornece a confiança necessária de que a inflação se encaminha à meta de forma sustentada para que o BoE inicie o ciclo de corte na taxa de juros de forma iminente. A confirmação para o início do ciclo de cortes em meados deste ano depende de dados mais benignos em abril e maio.

IBC-Br avança pelo quarto mês consecutivo

O Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de fevereiro, que subiu 0,40% na comparação mensal. Com isso, o indicador marca sua quarta alta consecutiva, mas com leve desaceleração em relação a janeiro. A divulgação de hoje consolida a expectativa de um crescimento mais forte no primeiro trimestre do ano.

Na comparação anual, a alta foi de 2,59%. Vale lembrar que, além do resultado do setor de serviços, a divulgação, que acompanha a evolução da atividade econômica do país, agrega também o número da produção industrial e das vendas no varejo ampliado, além das estatísticas do setor agropecuário.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Da renda fixa ao bitcoin: 5 destaques do Private Wealth DC Metro Forum

Confira mais detalhes do que foi discutido no Private Wealth DC Metro Forum, em Washi [...]

Os impactos da alta no preço do petróleo na inflação

No Radar do Mercado: o preço do barril de petróleo alcançou o patamar mais alto desde [...]

A importância da governança corporativa para o sucesso empresarial

Na nova edição do Wealth Planning Insights, discutimos um assunto muitas vezes esquec [...]