Vendas no varejo reforçam quadro de desaceleração da atividade

No Radar do Mercado: IBGE divulgou a PMC com quedas tanto nas vendas do varejo ampliado quanto no varejo restrito em junho, abaixo das expectativas do mercado

Por Itaú Private Bank

5 minutos de leitura
Gráfico com as variações mensais/sazonalizadas da PMC nos últimos 12 meses
Fonte: Itaú BBA e IBGE

As vendas do varejo ampliado caíram 2,5% em junho no comparativo com maio na série com ajuste sazonal, bem abaixo da mediana das expectativas do mercado, que era de crescimento de 0,1% no mesmo comparativo, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira, 13, pelo IBGE. Em relação ao mês de junho do ano passado, a queda foi de 3,0%.

Já as vendas do varejo restrito, que exclui itens como veículos, motos, partes e peças, materiais de construção e atacarejo, caíram 0,1% no comparativo mensal com ajuste sazonal, também abaixo da expectativa de alta de 0,8% do mercado. Em relação a junho de 2024, houve alta de 0,3%.

Dos 10 setores pesquisados, sete recuaram e apenas três avançaram. O destaque positivo na série foi para “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (1,0% no mês), enquanto o destaque negativo foi para “Veículos e autopeças” (-1,8% no mês).

Nossa visão: as vendas no varejo ampliado vieram abaixo das expectativas e observamos uma queda mais acentuada em itens sensíveis ao crédito. Esses resultados reforçam a visão de desaceleração da atividade econômica no segundo trimestre do ano. Na quinta-feira, 14, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) serão divulgados e fecharão o quadro da atividade de junho.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

IPCA vem abaixo do esperado em julho enquanto CPI desacelera nos EUA

No Radar do Mercado: IPCA acelera em junho, mas menos do que o esperado pelo mercado [...]

Focus: mercado projeta novas quedas no IPCA e no PIB

No Radar do Mercado: Banco Central divulga nova edição do Relatório Focus com revisõe [...]

Ata do Copom segue afastando cortes de juros ainda este ano

No Radar do Mercado: documento divulgado hoje reforçou a necessidade da manutenção do [...]