IPCA-15 abaixo das expectativas em maio
No Radar do Mercado: composição do indicador divulgado hoje pelo IBGE também veio melhor do que o esperado, mas índice cheio em 12 meses e média dos núcleos de inflação seguem rodando em patamar elevado
Por Itaú Private Bank
O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio nesta terça-feira, 25, apontando uma desaceleração de 0,43% em abril para 0,36%, abaixo das expectativas do mercado (0,44%). Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,4%, ante 5,5% em abril.
Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram variação positiva. O grupo Vestuário (0,92%) foi o que mais subiu na passagem mensal, seguido por Saúde e cuidados pessoais (0,91%) e Habitação (0,67%), grupos estes que tiveram o maior impacto no índice cheio (0,12 p.p. e 0,10 p.p. respectivamente), influenciados pelo reajuste autorizado no preço dos medicamentos e pela mudança da bandeira tarifária, de verde para amarela, que encareceu a conta de luz. Na outra ponta, o setor de Transportes registrou a principal queda do mês (-0,29%), após queda de 0,44% no mês anterior.
Nossa visão: o IPCA-15 de maio veio abaixo das projeções, com as principais surpresas concentradas em alimentação no domicílio e serviços subjacentes, mostrando uma leitura qualitativa melhor. No entanto, os núcleos de inflação seguem rodando em patamar elevado e indicam que a inflação deve seguir bem acima da meta, embasando a mensagem do Banco Central de manter os juros em patamar elevado por tempo prolongado.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
Focus revisa PIB de 2025 para cima e câmbio para baixo; Trump adia novas tarifas sobre União Europeia
No Radar do Mercado: Banco Central divulga nova edição do boletim Focus com revisões [...]
Governo anuncia contenção de despesas de R$ 31 bilhões e aumento de IOF
No Radar do Mercado: governo anuncia contenção de despesas e aumento de IOF que devem [...]
Nossa visão: tarifas pressionam crescimento da Zona do Euro, mas estímulos fiscais podem trazer alívio
No Radar do Mercado: no terceiro artigo da série Nossa Visão, confira uma análise da [...]