Itaú Blog

Agenda de divulgações econômicas

No Radar do Mercado: no Brasil, destaque para o Relatório Focus e a produção industrial. No cenário internacional, o relatório payroll nos EUA, a decisão do Banco Central Europeu e o Congresso Nacional do Povo na China devem ficar no centro das atenções

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Agenda local: Focus e produção industrial

No Brasil, o relatório Focus será divulgado amanhã e a produção industrial de janeiro na quarta-feira. O mercado espera uma retração na indústria de 1% na comparação mensal. Do lado da inflação, o IGP-DI de fevereiro será conhecido na quinta-feira, e deve mostrar deflação em relação ao mês anterior, influenciado pelo atacado agrícola e industrial, refletindo preços menores de soja e do minério de ferro, respectivamente. Durante a semana, dados fiscais, de crédito e do balanço de pagamentos de janeiro também serão publicados.

Agenda internacional: relatório Payroll, Banco Central Europeu e Congresso Nacional na China

Nos Estados Unidos, o relatório de emprego Payroll e demais dados do mercado de trabalho de fevereiro serão divulgados na sexta-feira. A expectativa do mercado é de uma desaceleração no ritmo de criação de empregos, para 190 mil novas vagas no mês. Ainda na frente de atividade, o ISM de serviços será publicado na terça-feira, com projeção de mercado apontando para ligeira desaceleração em fevereiro (52,9), mas ainda acima dos 50 pontos, patamar associado à expansão da atividade.

No calendário político, destaca-se a Super Terça, importante etapa do processo eleitoral americano, quando diversos estados votam simultaneamente nos postulantes à presidência. Este ano, no entanto, a data naturalmente tem recebido menos destaque, dadas as encaminhadas vitórias de Joe Biden e Donald Trump em seus respectivos partidos.

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) divulgará sua decisão de política monetária na quinta-feira, com expectativa de manutenção das taxas. Vale lembrar que nessa reunião a autoridade divulga suas projeções macroeconômicas – como de inflação, crescimento do PIB e desemprego – que são atualizadas trimestralmente.Na China, destaque para a reunião do Congresso Nacional do Povo, que anunciará as metas de 2024, como crescimento do PIB e endividamento do governo, hoje à noite. Na frente de dados, as leituras de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) de fevereiro serão publicadas na sexta-feira à noite. Para o CPI, o mercado espera alta de 0,2% na comparação anual, interrompendo a sequência de quatro leituras consecutivas de deflação, enquanto para o PPI, o mercado espera deflação de 2,6% na mesma métrica.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Taxa de desemprego cai no Brasil; núcleo do PCE acelera nos EUA

No Radar do Mercado: a taxa de desemprego brasileira recuou em janeiro; nos EUA, a in [...]

Vídeo: nossas atualizações do cenário macro para fevereiro

Confira os destaques do bate-papo com Gina Baccelli, Rodrigo Lopes e Humberto Vignatt [...]

IGP-M registra deflação em fevereiro

No Radar do Mercado: o IGP-M de fevereiro recuou 0,53%, próximo das expectativas; nos [...]