Itaú Blog

IGP-M registra deflação em fevereiro

No Radar do Mercado: o IGP-M de fevereiro recuou 0,53%, próximo das expectativas; nos EUA, o PIB do quarto trimestre de 2023 foi ligeiramente revisado para baixo

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

IGP-M registra deflação em fevereiro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou 0,53% em fevereiro, próximo da expectativa do mercado (-0,52%). O acumulado dos últimos 12 meses caiu para -3,8% na leitura divulgada hoje, aprofundando a queda registrada em janeiro.  

Os preços no atacado do setor agrícola desaceleraram em fevereiro, entrando em patamar negativo, com destaque para a queda nos preços da soja e do milho. Os custos no segmento industrial também registraram recuo, influenciados principalmente pela queda no preço do minério de ferro.  

Em 12 meses, o setor industrial e o agrícola acumulam queda, enquanto os preços ao consumidor e os custos da construção seguiram contribuindo positivamente para o indicador.

PIB dos EUA surpreende e cresce 3,2% no 4T23

O Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgou a segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2023. No período, o indicador avançou 3,2% na comparação trimestral, em termos anualizados, marcando uma revisão para baixo do indicador em relação ao que havia sido divulgado inicialmente (3,3%).

A queda foi puxada principalmente por estoques, que na estimativa de hoje entraram em patamar negativo. As exportações líquidas também foram revisadas para baixo. Por outro lado, investimentos, despesas do governo e consumo foram revisados ligeiramente para cima, sugerindo que a demanda doméstica seguiu robusta.

Nossa visão: embora o indicador tenha sido revisado ligeiramente para baixo, a alta no consumo reforça a leitura do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de que a atividade econômica continua resiliente no país.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Banco Central surpreende com corte de juros na China

No Radar do Mercado: o PBoC anunciou um corte em sua taxa de juros acima do esperado; [...]

Nossa recomendação de investimentos de fevereiro

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise de cenári [...]

Market Update: Perspectivas e Insights do Itaú Private Bank para 2024

Confira os destaques e insights discutidos em nosso evento mensal, em que especialist [...]