Itaú Blog

Ata do Fed deixa próximos passos em aberto

No Radar do Mercado: o Federal Reserve divulgou a ata de sua última reunião de política monetária, quando a autoridade manteve suas taxas de juros

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) divulgou a ata de sua última reunião de política monetária, quando a autoridade manteve os juros no intervalo de 5,25% a 5,50% ao ano, pela segunda reunião consecutiva. 

Segundo o documento, apesar do forte crescimento econômico no terceiro trimestre, a autoridade monetária julgou já ter condições de proceder com cautela, baseando os passos futuros nos indicadores de inflação e levando em consideração o efeito cumulativo do aperto já promovido. 

Na época da reunião, a expectativa dos membros era de que as próximas divulgações dos indicadores econômicos avaliados pelo comitê trariam mais clareza sobre o processo desinflacionário e a demanda agregada no país, frente às condições de crédito e financeiras mais apertadas no período avaliado. 

A divulgação da ata não exerceu grande influência nos mercados nesta terça-feira. Isso porque, após a reunião, a inflação americana surpreendeu ao vir abaixo do esperado, as condições financeiras se encontram em território menos restritivo e os dados de atividade corroboram o cenário de gradual desaceleração econômica, dando mais confiança para o mercado de que o Fed tenha encerrado o ciclo de alta nos juros. 

💬 O que achou deste conteúdo?

IBC-Br recua em setembro; Inflação desacelera na zona do euro

No Radar do Mercado: o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de setembro veio abaixo [...]

Inflação americana fica abaixo das expectativas

No Radar do Mercado: a inflação mensurada pelo CPI avançou menos do que as expectativ [...]

Relatório Focus: queda na expectativa de inflação para 2023

No Radar do Mercado: após a surpresa no IPCA de outubro, o Relatório Focus divulgado [...]