Ata do Fed mostra comitê dividido sobre primeiro corte de juros

No Radar do Mercado: documento indica que alguns membros apoiaram corte de 0,25 ponto percentual, enquanto outros reconheceram que ciclo poderia ter começado na reunião anterior

Por Itaú Private Bank

5 minutos de leitura

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) divulgou a ata de sua última reunião de política monetária, quando a autoridade reduziu a taxa de juros americana em 0,5 ponto percentual, para o intervalo de 4,75% a 5,0%, interrompendo uma sequência de oito reuniões em que a taxa foi mantida.

A ata mostrou que “uma maioria substancial” dos membros do Fed apoiaram o início de um ciclo de afrouxamento monetário com um corte de 0,5 ponto percentual. “Alguns” membros do comitê, no entanto, expressaram preferência por um corte menor, de 0,25 p.p., enquanto “alguns indicaram que poderiam ter apoiado tal decisão”, notando que a inflação ainda permanece elevada e o desemprego baixo, e que sinalizaria uma trajetória mais previsível para a redução do juro.

Os defensores do corte de 0,5 p.p. apontaram que “a recalibragem da postura da política monetária começaria a alinhá-la melhor com os indicadores recentes de inflação e do mercado de trabalho”. Outros acrescentaram que seria “plausível” ter começado a cortar juros já na reunião de julho e que os dados divulgados desde então reforçaram o quadro esperado para a desinflação e o emprego.

Os membros do Fed também destacaram ser “importante comunicar” que o corte inicial “não deveria ser interpretado como evidência de uma perspectiva econômica menos favorável”. Na ocasião, havia uma certa preocupação com o ritmo de desaquecimento do mercado de trabalho após leituras fracas em julho e agosto. A divulgação recente de um payroll mais forte do que o esperado em setembro, contudo, reforçou o quadro de uma economia ainda resiliente, aumentando a expectativa de que os próximos cortes de juros do Fed sejam de 0,25 p.p.

Private Talks

Já conhece o nosso novo podcast Private Talks? O primeiro episódio já está no ar e conta com a participação de Daniela Binatti, CTO e cofundadora da Pismo, empresa vendida para a Visa por US$ 1 bilhão. Confira:

Ou escute na plataforma de áudio de sua preferência:

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Com a elevação do juro neutro no Brasil, ainda faz sentido investir em juro real entre 6% e 7%?

The Weekly Globe: neste artigo, analisamos se investir em juro real neste momento de [...]

Três dicas de livros de Bruno Molino

Confira as recomendações de leitura de Bruno Molino, Head of Investors do Itaú Privat [...]

Blockchain e ativos digitais: qual a relevância para o seu portfólio?

Market Update: confira os destaques da conversa [...]