Banco Central da China divulga relatório de política monetária

No Radar do Mercado: o Banco Central da China reiterou compromisso com estabilidade financeira, prevenção de riscos sistêmicos e otimização de políticas relacionadas ao mercado imobiliário

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura
Imagem ilustrativa do artigo Banco Central da China divulga relatório de política monetária
Crédito: Getty Images

O Banco Central da China (PBoC, na sigla em inglês) divulgou o seu relatório de política monetária referente ao segundo trimestre, em que reforçou seu compromisso com medidas de flexibilização e apoio à economia em meio a uma fraqueza dos indicadores de atividade mais recentes após um forte impulso de reabertura.

No documento, a autoridade sinalizou a importância de política monetária prudente, que deve ser precisa e vigorosa visando não apenas a estabilidade financeira, mas também a prevenção de riscos sistêmicos, além de otimizar medidas relacionadas ao mercado imobiliário em tempo hábil.

Sem dar maiores detalhes, o PBoC se comprometeu a promover o consumo, estimular o financiamento de títulos privados e estabilizar os investimentos, com foco adicional no apoio às pequenas e médias empresas e no desenvolvimento tecnológico e ambiental. No que diz respeito aos riscos de deflação, o banco central tranquilizou os mercados ao afirmar que, no geral, a oferta e a demanda permanecem equilibradas e que não há fundamentos, em sua visão, para um cenário de deflação no longo prazo.

Por fim, reiterou seu compromisso com a taxa de câmbio. A intenção é manter o yuan relativamente estável, evitando flutuações excessivas que possam gerar volatilidade nos mercados financeiro e comercial.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]