BC britânico desacelera e eleva juros em 25 pontos-base
No Radar do Mercado: além da elevação nos juros, a autoridade monetária sinalizou que deve manter a taxa em nível elevado por um período prolongado
Por Itaú Private Bank
O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevou nesta quinta-feira a sua taxa de juros em 25 pontos-base, para 5,25%, desacelerando o ritmo anterior (em junho, a alta foi de 50 pontos-base). Esta foi a 14ª alta consecutiva promovida pelas autoridades.
O comunicado destacou que a inflação segue bem acima da meta. A expectativa é que ela caia significativamente, para cerca de 5% até o final do ano e retorne à meta de 2% apenas no segundo trimestre de 2025. A avaliação das autoridades é que o mercado de trabalho permanece forte, embora os indicadores mostrem uma perda de força na margem. Diante disso, optaram por continuar o processo de alta nos juros.
Novamente, a decisão não foi unânime. Dois dos nove dirigentes preferiam elevar a taxa em 50 pontos-base, enquanto um membro votou pela manutenção dos juros. Além disso, houve a sinalização de que novas altas podem ser necessárias, caso a inflação siga persistente.
Também houve uma mudança com relação à orientação futura. Agora, o comitê sinalizou que as taxas devem permanecer em nível suficientemente restritivo pelo tempo que for necessário. A projeção do mercado para a próxima reunião, marcada para setembro, já se encontra próxima a uma alta de 25 bps.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
Após pausa, Fed volta a elevar os juros nos EUA | Private Insights
No Radar do Mercado: na reunião de hoje, o banco central americano decidiu elevar os [...]
IPCA-15 registra deflação em julho | Private Insights
No Radar do Mercado: o indicador desacelerou na comparação com junho e veio ligeirame [...]
BC da China mantém juros e anuncia medida para estabilizar a moeda
No Radar do Mercado: em linha com o esperado, o banco central da China manteve suas t [...]