Itaú Blog

BC britânico mantém juros inalterados

No Radar do Mercado: o Banco Central da Inglaterra manteve as taxas de juros inalteradas; na Zona do Euro, a inflação avançou ligeiramente acima do esperado pelo mercado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

Conforme esperado, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve suas taxas de juros (em 5,25%) pela terceira reunião consecutiva, em linha com as expectativas do mercado. A decisão, porém, não foi unânime. Dos nove membros, dois votaram a favor de uma alta de 25 pontos-base e um foi a favor de um corte nos juros.

No comunicado, o comitê destacou que o balanço de riscos para a inflação está mais equilibrado. Porém, embora a inflação de serviços e o crescimento dos salários tenham desacelerado um pouco mais do que o esperado, os principais indicadores de inflação permanecem elevados. Diante disso, considera que a política monetária deve permanecer restritiva por tempo prolongado o suficiente para que a inflação volte à meta de 2% de forma sustentável no médio prazo, e segue preparado para eventuais ajustes a depender da evolução dos dados.

Inflação da zona do euro avança mais do que o esperado

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou 2,8% em janeiro, desacelerando levemente em relação a dezembro (2,9%) e um pouco acima do esperado pelo mercado (2,7%).

O núcleo do indicador, que exclui itens mais voláteis (como alimentos e energia), ficou em 3,3%, também desacelerando ligeiramente em relação ao resultado anterior (3,4%), mas levemente acima das projeções (3,2%). O movimento foi influenciado principalmente pela desaceleração do componente de bens, enquanto serviços ficaram estáveis pelo terceiro mês consecutivo.

Nossa visão: a leitura ainda mostra uma inflação de serviços persistente, o que corrobora o cenário de uma desinflação mais gradual adiante. Assim, oferece argumento para um corte mais tardio pelo Banco Central Europeu, frente às expectativas por um corte na reunião de abril.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Fed mantém juros pela quarta vez consecutiva

No Radar do Mercado: na reunião de hoje, o banco central americano decidiu manter o n [...]

Focus: queda na projeção de inflação para 2024

No Radar do Mercado: o Banco Central divulgou hoje mais uma edição do Relatório Focus [...]

IPCA-15 começa 2024 com alta de 0,31%; núcleo do PCE dos EUA avança 0,2% em dezembro | Private Insights

No Radar do Mercado: no centro das atenções dos investidores nesta sexta-feira estão [...]