Itaú Blog

BCE divulga decisão de política monetária

No Radar do Mercado: Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu divulgou sua decisão de política monetária, reiterando seu compromisso com a meta de inflação

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O Conselho do Banco Central Europeu divulgou hoje sua decisão de política monetária, mantendo estáveis as principais taxas de juros, em linha com o esperado pelo do mercado. Com isso, a taxa de refinanciamento permanece em 4,50%, a de depósitos em 4,00% e a de empréstimos em 4,75%. 

As projeções econômicas foram atualizadas nessa reunião. Para a inflação, a autoridade revisou a projeção para baixo, principalmente em 2024, para 2,3%. O movimento se deve pela menor contribuição por parte dos preços da energia. Para 2025 e 2026 as estimativas também foram revistas para baixo, para 2% e 1,9%, respectivamente.

Na frente da atividade econômica, a projeção de crescimento para esse ano foi revisada para baixo, a 0,6%, mas espera-se uma retomada em 2025 e 2026, com suporte do consumo e, em um segundo momento, dos investimentos.  O comunicado reiterou a postura dependente da evolução dos dados para determinar o nível e a duração da política monetária restritiva, assegurando que manterá os juros elevados o tempo que necessário para trazer a inflação para a meta de 2% no médio prazo.

Nossa visão

A atualização das projeções econômicas, especialmente as revisões para baixo no núcleo da inflação de 2024, 2025 e 2026 reforçam o quadro benigno de desinflação esperado pela autoridade monetária. Na coletiva de imprensa, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, destacou que o comitê começou a discutir a normalização da postura restritiva, mas ressaltou que o início da flexibilização dependerá da evolução dos dados, sinalizando que a autoridade terá mais informações na reunião de junho.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Taxa de desemprego cai no Brasil; núcleo do PCE acelera nos EUA

No Radar do Mercado: a taxa de desemprego brasileira recuou em janeiro; nos EUA, a in [...]

Vídeo: nossas atualizações do cenário macro para fevereiro

Confira os destaques do bate-papo com Gina Baccelli, Rodrigo Lopes e Humberto Vignatt [...]

IGP-M registra deflação em fevereiro

No Radar do Mercado: o IGP-M de fevereiro recuou 0,53%, próximo das expectativas; nos [...]