Itaú Blog

China registra dados de atividade acima do esperado

No Radar do Mercado: os índices de gerentes de compras de manufatura e não-manufatura superaram as expectativas do mercado na China

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da China avançaram mais do que o esperado pelo mercado na leitura de março. Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a manufatura chinesa teve alta significativa, de 49,1 para 50,8 pontos. A leitura acima de 50 indica que a atividade está em expansão pela primeira vez desde outubro de 2023. O PMI de manufatura publicado pela Caixin, pesquisa privada chinesa, também registrou alta (agora, em 51,1).

Ao analisar os componentes do índice da NBS, o destaque ficou com as novas encomendas, que aceleraram expressivamente, impulsionadas pela demanda doméstica e das exportações. Os resultados de produção vieram alinhados à sazonalidade relacionada ao fim do feriado de Ano Novo Lunar, e os tempos de entrega se estabilizaram após a queda de fevereiro.

O PMI não-manufatureiro também surpreendeu positivamente, acelerando para 53, com o PMI de serviços alcançando 52.4. Além disso, o setor de construção registrou uma melhora acentuada, para 56.2.

Nossa visão: em geral, a leitura indica bons resultados da atividade econômica no primeiro trimestre. A maior parte dos PMIs vieram acima de 50, indicando o caráter expansionista da atividade econômica. Além disso, o ritmo da manufatura chinesa tem compensado parcialmente a fraqueza do setor imobiliário.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Nossa recomendação de investimentos de março

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

As histórias do Miami Open e do mercado de títulos de crédito privado no Brasil

TenisVesting: Miami Open e mercado de crédito privado brasileiro conquistam, respecti [...]

Copom: diante das incertezas, mudança nos próximos passos

No Radar do Mercado: o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu [...]