Dados de atividade na China e na Zona do Euro
No Radar do Mercado: enquanto os dados de atividade ficaram mistos na China em novembro, o PBoC injetou liquidez na economia; na Zona do Euro, PMI veio abaixo das expectativas
Por Itaú Private Bank
Dados de atividade mistos na China em novembro
Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a produção industrial chinesa acelerou para 6,6% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, acima das expectativas (5,5%).
Já as vendas no varejo avançaram para 10,1%, em termos anuais, abaixo do esperado (12,5%). O avanço na casa dos dois dígitos, no entanto, foi influenciado pelo efeito base, uma vez que em novembro do ano passado o consumo estava deprimido por conta da onda de Covid no país. Os investimentos em ativos fixos mantiveram o ritmo de alta anterior, em 2,9%, relativamente em linha com o projetado, enquanto a taxa de desemprego ficou inalterada, em 5%.
O setor imobiliário continuou a registrar fraco desempenho, com queda nas vendas e nos preços de imóveis. O início de novas construções, por outro lado, voltou a subir após mais de dois anos em território negativo.
Ainda hoje, o banco central da China (PBoC, na sigla em inglês) manteve inalteradas suas taxas de juros e adicionou liquidez recorde no mercado ao injetar o equivalente a 204 bilhões de dólares por meio da sua linha de crédito médio prazo (MLF) de um ano.
Nossa visão: os dados de novembro vieram mistos, com uma indústria forte e um consumo mais fraco, corroborando o processo de estabilização da economia, ainda que em nível historicamente mais baixo.
PMI recua na Zona do Euro
Na Zona do Euro, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de manufatura ficou estável em dezembro, em 44,2 pontos. Já o setor de serviços caiu para 48,1. Ambos ficaram abaixo do esperado pelo mercado e abaixo dos 50 pontos, em patamar que indica contração da atividade.
Nossa visão: o PMI de manufatura provavelmente atingiu seu ponto mais baixo desde que iniciou o processo de queda, embora ainda haja dúvidas sobre o setor dos serviços. O PMI composto, que reúne manufatura e serviços, recuou no quatro trimestre, indicando um PIB abaixo de 0% no período.
💬 O que achou deste conteúdo?
No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.
Leia também
Leia também
Copom: mensagem inalterada
No Radar do Mercado: o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu novament [...]
Nossa recomendação de investimentos de dezembro
Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise de cenári [...]
Fed mantém juros e projeta taxas mais baixas para 2024
No Radar do Mercado: na reunião de hoje, o banco central americano decidiu manter o n [...]