Itaú Blog

Dados de atividade empresarial ficam estáveis nos EUA em novembro

No Radar do Mercado: o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA manteve o ritmo anterior; na Alemanha, a confiança empresarial teve leve recuperação

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA manteve o ritmo da leitura anterior em novembro, em 50,7 pontos, acima das projeções do mercado (50,4). Vale lembrar que leituras acima de 50 indicam a expansão da atividade.

O setor de serviços avançou para 50,8, mais do que o esperado. Já o componente de manufatura registrou uma queda mais profunda do que o projetado pelo mercado (para 49,4), entrando em patamar contracionista.

A pesquisa também apontou uma queda no emprego pela primeira vez desde junho de 2020, em meio às condições de demanda mais fracas, que levaram as empresas a reduzirem a força de trabalho.

Confiança empresarial da Alemanha mostra leve recuperação

O índice que mede a confiança empresarial da Alemanha, divulgado hoje pelo instituto IFO, mostrou uma recuperação moderada no país ao atingir 87,3 pontos em novembro, acima dos 86,9 registrados em outubro e marcando o terceiro aumento consecutivo do indicador. Porém, o resultado veio ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado (87,5).

Ao analisar os setores, a indústria de transformação, construção e varejo começaram a registrar uma melhora. Por outro lado, o setor de serviços teve piora no mês. De maneira geral, a avaliação sobre a situação empresarial tem melhorado, e as expectativas para os próximos meses estão menos pessimistas. A leitura vem em linha com as recentes divulgações, que têm sinalizado uma aceleração gradual da economia, mas de patamares deprimidos.

💬 O que achou deste conteúdo?

IBC-Br recua em setembro; Inflação desacelera na zona do euro

No Radar do Mercado: o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de setembro veio abaixo [...]

Inflação americana fica abaixo das expectativas

No Radar do Mercado: a inflação mensurada pelo CPI avançou menos do que as expectativ [...]

Relatório Focus: queda na expectativa de inflação para 2023

No Radar do Mercado: após a surpresa no IPCA de outubro, o Relatório Focus divulgado [...]