Governo dos EUA entra em shutdown e inflação da Zona do Euro segue perto da meta

No Radar do Mercado: impasse sobre orçamento federal paralisa governo dos EUA, enquanto indústria americana vem levemente acima do esperado em setembro. Na Europa, inflação acelera, mas segue próxima da meta do BCE

Por Itaú Private Bank

5 minutos de leitura

Governo dos EUA entra em shutdown

O governo dos EUA entrou em shutdown, uma paralisação dos serviços federais não essenciais, a partir desta quarta-feira, 1º, após falharem as negociações em torno da aprovação do orçamento federal. Segundo a média das expectativas do mercado, a paralisação deve durar até duas semanas e é a 15ª desde 1981.

No centro do impasse, os democratas acusam o Partido Republicano de bloquear recursos para subsídios de saúde que vencem no fim do ano. Já os republicanos afirmam que a oposição “votou pelo fechamento do governo” ao rejeitar um projeto temporário de gastos, citando impactos imediatos, como a interrupção de programas de nutrição infantil e atrasos em pagamentos a veteranos e militares.

Dentre os serviços afetados pelo evento está a coleta e divulgação de dados econômicos pelo governo americano. Órgãos como o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês) e o Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) ficam com suas operações comprometidas, podendo atrasar a divulgação de relatórios como o Payroll e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Ainda com ambos os lados inflexíveis, o orçamento deve voltar a ser analisado pelos congressistas nos próximos dias.

PMI manufatureiro dos EUA levemente acima das expectativas em setembro

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou nesta quarta-feira, 1º, que o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro dos EUA subiu de 48,7 em agosto para 49,1 em setembro. O resultado veio levemente acima da expectativa do mercado, que projetava um aumento para 49 pontos. A quebra mostra um qualitativo misto, com quedas nos componentes de novos pedidos e aumento acima das expectativas em emprego, enquanto o índice de preços caiu abaixo das expectativas.

A leitura abaixo dos 50 pontos ainda indica contração da atividade no setor, que atualmente tem menor peso na economia americana, mas o avanço do indicador sinaliza alguma recuperação na atividade industrial. Ainda nesta semana será divulgado o componente do setor de serviços, com o mercado projetando desaceleração, mas em território expansionista.

Inflação da Zona do Euro segue perto da meta do BCE

O Índice de Inflação ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro acelerou para 2,2% em setembro, ante os 2,0% registrados em agosto, segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto de Estatística da União Europeia (Eurostat). O indicador veio em linha com as expectativas do mercado.

Já o núcleo, que exclui os componentes mais voláteis (como alimentos e energia), se manteve estável na comparação anual, em 2,3%, também conforme o esperado, indicando uma inflação subjacente ainda resistente para ceder.

Nossa visão: a ligeira aceleração no mês se dá por conta do efeito base no componente de energia, não implicando numa deterioração da inflação na margem. Dessa forma, a leitura de setembro reforça a confiança na avaliação do Banco Central Europeu de que a inflação já se encontra ao redor da meta de 2% ao ano e não deve ser um problema no curto prazo. Assim, a autoridade deve focar sua atenção nos dados sobre atividade econômica para avaliar as próximas decisões.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Desemprego no Brasil repete mínima histórica em setembro

No Radar do Mercado: IBGE divulgou que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em [...]

Focus: mercado revisa projeções para inflação e câmbio

No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta queda nas estimativas do merca [...]

Inflação e gastos pessoais indicam atividade forte nos EUA

No Radar do Mercado: indicador de inflação mais olhado pelo Federal Reserve registrou [...]