Itaú Blog

Evergrande pede proteção judicial nos EUA

No Radar do Mercado: a gigante chinesa Evergrande acionou a lei americana para pedir proteção judicial; no Reino Unido, as vendas no varejo desapontaram o mercado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Chinesa Evergrande pede proteção contra falência

As notícias negativas relacionadas à China, especialmente sobre o setor imobiliário, continuam. O grupo Evergrande, uma das maiores incorporadoras da China, entrou com pedido de proteção contra falência ontem em Nova York, acionando um capítulo da lei americana que permite às empresas de outros países solicitar recuperação judicial nos EUA.

Vale lembrar que a empresa já acumulou diversas dívidas e deixou de pagá-las em 2021, em meio a uma crise no setor na China, e o sistema financeiro ainda sente seus efeitos. Ao final do ano passado, a inadimplência da empresa era equivalente a 2% do PIB chinês. O pedido visa proteger os ativos da Evergrande dos credores, enquanto a empresa passa por uma reestruturação de dívida.

Vendas no varejo recuam mais do que o esperado no Reino Unido

As vendas no varejo do Reino Unido recuaram 1,2% em julho, desacelerando frente a junho (que foi revisado para cima na leitura de hoje, agora em 0,7%), segundo o Instituto de Estatísticas Britânico (ONS, na sigla em inglês). O resultado surpreendeu o mercado, que já esperava uma queda, mas menos acentuada (-0,6%).

Os varejistas atribuíram o resultado às condições meteorológicas desfavoráveis no país recentemente, além do aumento do custo de vida e dos preços dos alimentos.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]