Itaú Blog

Governo chinês aprova estímulos fiscais; confiança empresarial da Alemanha mostra recuperação

No Radar do Mercado: Governo chinês anuncia estímulos destinados para a recuperação de desastres naturais; empresariado alemão mostra recuperação das expectativas

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Governo chinês aprova novos estímulos fiscais

O parlamento chinês aprovou a emissão de 1 trilhão de yuans (aproximadamente US$ 137 bilhões) em títulos do governo central. O montante será redirecionado para governos locais, principalmente para a infraestrutura e reconstrução de regiões que sofreram com desastres naturais. A medida, que tem impacto positivo na atividade econômica, ampliará em 0,8% o déficit orçamentário projetado pelo governo, agora em 3,8% do PIB neste ano. 

Confiança empresarial da Alemanha mostra recuperação

O índice que mede a confiança empresarial da Alemanha, divulgado hoje pelo instituto IFO, surpreendeu o mercado e mostrou recuperação ao atingir 86,9 pontos em outubro, ante os 85,8 pontos registrados em setembro. A melhora na confiança foi observada tanto no índice de condições correntes, quanto no índice de expectativas, que avançaram para 89,2 e 84,7 pontos, respectivamente. A análise setorial mostrou que os setores de manufatura, serviços e construção apresentaram melhorias, enquanto o setor de varejo enfraqueceu no mês.  

Após indicadores de confiança apontarem para contração da atividade do país no terceiro trimestre, as primeiras leituras do quarto trimestre apresentam desempenho misto. Enquanto os PMI’s divulgados ontem indicaram adicional desaceleração, a leitura de hoje aponta para ligeira recuperação da atividade. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Dados de atividade empresarial na zona do euro recuam em outubro

No Radar do Mercado: PMIs da zona do euro seguem em território contracionista. Result [...]

Pesquisa Focus: queda na expectativa do IPCA para 2023

No Radar do Mercado: o Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica (I [...]

Setor de serviços recua em agosto no Brasil

No Radar do Mercado: o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal do Setor de Serviços; nos EUA, [...]