Itaú Blog

IGP-DI sobe menos do que o esperado

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mercado; na Alemanha, novas encomendas à indústria recuaram em outubro

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mercado (0,59%). O acumulado em 12 meses passou de -4,2% em outubro para -3,6% em novembro.  

Os preços dos produtos agrícolas no atacado aceleraram na leitura de hoje, com destaque para soja e café. Os preços dos produtos industriais também avançaram, puxados pelo óleo diesel e minério de ferro. Ainda assim, em 12 meses, tanto custos agrícolas quanto industriais seguiram em patamar negativo. 

Sobre os demais componentes, os preços ao consumidor avançaram na leitura de hoje, mas em ritmo inferior ao observado em outubro. Os custos da construção também desaceleraram em novembro, mas continuam mostrando alta na margem. 

Nossa visão: a alta dos preços no atacado que temos observado nas últimas leituras deve continuar a pressionar a inflação ao consumidor à frente. 

Novas encomendas à indústria recuam na Alemanha

As novas encomendas à indústria caíram 3,7% na comparação mensal em outubro na Alemanha. A leitura veio mais fraca do que a expectativa do mercado (de crescimento de 0,2%) e que o resultado de setembro, quando houve avanço de 0,7% no indicador. 

As encomendas em grande escala, que avançaram em setembro, desta vez ajudaram a puxar o total de pedidos para baixo. Ao excluir as encomendas em grande escala, houve um avanço nos pedidos, em 0,7%, recuperando parcialmente a queda do mês anterior. 

Nossa visão: os dados seguem apontando uma fraqueza da indústria alemã. Os indicadores antecedentes apontam alguma melhora na margem, mas ainda em nível associado a contração da atividade no setor. 

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]

Desinflação em curso pelo mundo

Economia e Mercados: tanto o núcleo do PCE dos EUA quanto o CPI da zona do euro apont [...]

Inflação dos EUA medida pelo núcleo do PCE desacelera

No Radar do Mercado: tanto o núcleo do PCE dos EUA quanto o CPI da zona do euro apont [...]