Itaú Blog

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

No terceiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou ligeiro crescimento de 0,1% em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa performance superou as expectativas do mercado, que projetava um recuo de 0,3%. Em comparação com o mesmo trimestre de 2022, o crescimento foi de 2,0%.

Pela ótica da oferta, tanto serviços quanto a indústria cresceram em relação ao trimestre anterior, enquanto a agropecuária recuou no período, após bom desempenho na primeira metade do ano. Já pela ótica da demanda, o consumo das famílias tem registrado bons resultados e acelerou em relação ao trimestre anterior, impulsionado por um mercado de trabalho sólido, programas governamentais de transferência de renda e inflação mais baixa, mesmo em ambiente de maior endividamento das famílias e juros elevados.

Na mesma direção, o consumo do governo cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo. O destaque negativo ficou por conta da quarta queda consecutiva dos investimentos. O setor externo contribuiu positivamente, com avanço das exportações e queda das importações.

O resultado de hoje trouxe surpresas positivas, mas já vemos alguns sinais de desaceleração econômica. O PIB excluindo o setor agropecuário desacelerou e atingiu 0,3% t/t no terceiro trimestre. Para o último trimestre do ano, a estimativa preliminar aponta estabilidade do PIB ex-agro. Esperamos que o PIB encerre este ano com crescimento de 2,9%.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Desinflação em curso pelo mundo

Economia e Mercados: tanto o núcleo do PCE dos EUA quanto o CPI da zona do euro apont [...]

Inflação dos EUA medida pelo núcleo do PCE desacelera

No Radar do Mercado: tanto o núcleo do PCE dos EUA quanto o CPI da zona do euro apont [...]

Produção industrial do Brasil avança 0,1% em outubro

No Radar do Mercado: Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE apontou uma alta [...]