IGP-M de julho avança mais do que o esperado

No Radar do Mercado: IGP-M veio acima do esperado, mas desacelerando na comparação com o mês anterior; ainda hoje, houve divulgação do PIB na Zona do Euro

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) divulgado pela FGV avançou 0,61% em julho, acima da expectativa do mercado (0,47%), mas desacelerando em relação ao mês anterior (0,81%). O acumulado dos últimos 12 meses acelerou para 3,82% na leitura de hoje.

Os preços no atacado do setor agrícola desaceleraram em julho, com destaque para a alta nos preços de leite e café. Já os preços industriais no atacado aceleraram no período analisado. Em 12 meses, tanto o setor industrial quanto o agrícola aceleraram o ritmo de alta. Já os custos da construção desaceleraram na comparação, com menor pressão de mão de obra, enquanto houve aceleração dos preços de materiais e equipamentos.

PIB sobe mais do que o esperado na Zona do Euro

O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro avançou 0,26% no segundo trimestre, de acordo com o escritório de estatísticas da União Europeia (Eurostat). O resultado veio acima das expectativas (0,2%), praticamente mantendo o ritmo da leitura anterior (0,28%). A divulgação preliminar de hoje não apresenta maiores detalhes quanto à composição do crescimento da região.

Quanto aos principais países do bloco, o destaque positivo ficou com a França e a Espanha, que registraram crescimento superior às expectativas, enquanto a Itália apresentou resultado em linha. Por outro lado, o destaque negativo ficou com a Alemanha, que desapontou ao registrar retração de 0,1% na comparação trimestral.

No geral, o PIB da Zona do Euro ligeiramente acima das expectativas não altera a avaliação de uma atividade em patamar historicamente deprimido, ainda que superada a fase mais fraca da economia. O foco agora se volta à divulgação da inflação da Zona do Euro amanhã, que deve apresentar ligeira desaceleração no núcleo.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

30 anos do Real: o que podemos esperar adiante?

The Weekly Globe: neste artigo, analisamos a performance do Real ao longo do tempo e [...]

Mudamos nossas alocações das carteiras local e internacional

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

Treinar dá sorte

TenisVesting: entenda o papel da sorte e do azar nos mercados e nas quadras e a melho [...]