Itaú Blog

IGP-M de agosto apresenta deflação; PIB dos EUA é revisado para baixo

No Radar do Mercado: IGP-M registra deflação em agosto; PIB dos EUA é revisado para baixo no 2T, mas mostra resiliência do consumo das famílias

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

IGP-M de agosto apresenta deflação; PIB dos EUA é revisado para baixo

A FGV divulgou hoje o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que registrou deflação de 0,14% em agosto, abaixo do esperado pelo mercado (+0,03%). Com isso, a taxa acumulada em 12 meses passou de -7,7% para -7,2%. 

Os preços no atacado continuaram mostrando deflação, puxados principalmente pela queda nos preços de produtos industriais. Já os preços de produtos agrícolas registraram leve alta no período, especialmente por conta de soja.  

Também no campo negativo, os preços ao consumidor registraram deflação por conta de energia elétrica e descontos em automóvel novo. Já os custos da construção aceleraram no período, influenciados principalmente pelo componente de mão de obra. 

Os preços mais baixos no atacado devem continuar, portanto, favorecendo a inflação ao consumidor à frente. Esperamos que o IGP-M encerre 2023 em -3,8%. 

PIB dos EUA é revisado para baixo

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,1% no segundo trimestre de 2023, em relação ao trimestre anterior, em termos anualizados. A primeira estimativa apontava para alta de 2,4%. A revisão ocorreu devido a revisões baixistas nos estoques e em investimento fixo não residencial, e frustrou as expectativas do mercado (2,4%). Por outro lado, houve revisão para cima do consumo das famílias, que continua sendo sustentado por um sólido mercado de trabalho.  

Assim, ainda que o ritmo de crescimento tenha sido revisado para baixo, a trajetória de expansão da economia americana continua, amparada pela resiliência no consumo. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]