IGP-M volta a registrar alta; indicadores de confiança divergem

No Radar do Mercado: após registrar deflação, o IGP-M voltou a subir na leitura de abril; já o Índice de Confiança de Serviços caiu neste mês, enquanto a do Comércio avançou

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

IGP-M de abril volta a registrar alta

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) divulgado pela FGV avançou 0,31% em abril, acima da expectativa do mercado (0,10%). O acumulado dos últimos 12 meses foi de -4,3% para -3,0% na leitura de hoje.

Os preços no atacado do setor agrícola aceleraram em abril, com destaque para a alta nos preços da soja. Já os custos no segmento industrial recuaram na leitura de hoje, influenciados principalmente pela queda no preço do minério de ferro.

Em 12 meses, porém, tanto o setor industrial quanto o agrícola acumulam queda, enquanto os preços ao consumidor e os custos da construção seguiram contribuindo positivamente para o indicador.

Índice de Confiança de Serviços recua em abril

O Índice de Confiança de Serviços, divulgado pelo FGV IBRE, caiu em abril, para 94,8 pontos, não sustentando a alta observada em março. A queda foi puxada por uma piora tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas dos próximos meses.

O resultado negativo em relação ao futuro reforça a percepção de perda de fôlego e ocorreu de forma heterogênea entre os segmentos, que começam a dar sinais de que o setor não deve observar uma forte retomada no primeiro semestre.

Índice de Confiança do Comércio registra alta no mês

Já o Índice de Confiança do Comércio, divulgado pelo FGV IBRE, avançou no mês, para 95,5 pontos, maior nível desde setembro de 2022. A alta foi puxada por uma alta tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas dos próximos meses.

O retorno do indicador aos níveis alcançados em 2022 indica um cenário relativamente mais favorável após um período desafiador. Embora o cenário para uma sustentada recuperação adiante seja incerto, as notícias sobre o aumento da renda das famílias e da confiança dos consumidores trazem um tom otimista ao setor.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Da renda fixa ao bitcoin: 5 destaques do Private Wealth DC Metro Forum

Confira mais detalhes do que foi discutido no Private Wealth DC Metro Forum, em Washi [...]

Os impactos da alta no preço do petróleo na inflação

No Radar do Mercado: o preço do barril de petróleo alcançou o patamar mais alto desde [...]

A importância da governança corporativa para o sucesso empresarial

Na nova edição do Wealth Planning Insights, discutimos um assunto muitas vezes esquec [...]