Itaú Blog

Inflação dos EUA medida pelo núcleo do PCE acelera em setembro

No Radar do Mercado: núcleo do PCE dos EUA, uma das referências de inflação para o Fed, acelerou na leitura de setembro

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O núcleo do Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, que exclui as pressões de energia e alimentos, avançou 0,3% em setembro, na comparação mensal, acelerando em relação ao mês anterior (0,1%), mas em linha com a expectativa do mercado.  

Na base anual, a alta foi de 3,7%, também conforme o esperado. O indicador desacelerou em relação ao mês anterior, que foi revisado para baixo na leitura de hoje (agora, em 3,8%). Vale lembrar que o indicador é uma das referências usadas pelo Federal Reserve em suas decisões de política monetária.  

O indicador “cheio” do PCE ficou em 0,4% na comparação mensal, ligeiramente acima da expectativa (0,3%) e mantendo o ritmo anterior. Na base anual, a alta foi de 3,4%, em linha com o esperado e mantendo o ritmo, que foi revisado para baixo na leitura de hoje (agora, em 3,4%). 

Tanto o gasto nominal dos consumidores quanto o gasto real (ajustado pela inflação) aceleraram no mês, surpreendendo para cima. Em geral, a leitura reforça a resiliência da atividade americana, em meio a uma desinflação gradual que deve continuar à frente. Agora, as atenções se voltam para a decisão do Fed, que acontece na próxima quarta-feira. A expectativa do mercado permanece sendo de uma manutenção das taxas no patamar atual. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Nossa recomendação de investimentos de outubro | Private Insights

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise de cenári [...]

Governo chinês aprova estímulos fiscais; confiança empresarial da Alemanha mostra recuperação

No Radar do Mercado: Governo chinês anuncia estímulos destinados para a recuperação d [...]

Dados de atividade empresarial na zona do euro recuam em outubro

No Radar do Mercado: PMIs da zona do euro seguem em território contracionista. Result [...]