Itaú Blog

Inflação dos EUA sobe em linha com o esperado; No Brasil, setor de serviços avança 0,5% no 2T23

No Radar do Mercado: a inflação americana mensurada pelo CPI veio em linha com as expectativas do mercado tanto no índice cheio quanto no núcleo; no Brasil, o setor de serviços fechou o segundo trimestre com uma alta de 0,5% tri/tri

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Inflação dos EUA sobe em linha com o esperado

O índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,2% em julho, mesmo ritmo registrado em junho e em linha com as expectativas do mercado. Na comparação com mesmo período de 2022, a alta foi de 3,2%, ligeiramente acima do registrado no mês anterior (3%), mas um pouco abaixo das estimativas (3,3%).

O núcleo do indicador, que exclui os itens mais voláteis, como alimentos e energia, também avançou 0,2% no mês, em linha com as expectativas e com o resultado anterior. Na base anual, houve uma ligeira desaceleração, de 4,8% em junho para 4,7% em julho, também em linha com o esperado.

Em suma, a leitura segue indicando uma desaceleração gradual da inflação nos EUA. O núcleo, ponto de preocupação para o Federal Reserve (Fed, banco central americano) pelo seu patamar historicamente elevado, também vem cedendo, com as últimas leituras mensais apresentando ritmos semelhantes aos identificados antes da pandemia. Assim, a leitura de hoje deve oferecer maior confiança ao Fed para encerrar o ciclo de alta dos juros.

Setor de serviços avança 0,5% no segundo trimestre

O volume de serviços do Brasil avançou 0,2% em junho frente a maio, segundo o IBGE. Na comparação com junho de 2022, o setor avançou 4,1%. Ambos os resultados vieram próximos das expectativas de mercado (0,5% m/m e 4,2% a/a).

Com o resultado de hoje, o setor de serviços cresceu 0,5% tri/tri (índice cheio), enquanto os serviços prestados às famílias avançaram 1,4% tri/tri no 2T23, acelerando em relação ao trimestre anterior.

De maneira geral, o setor vem apresentando bom desempenho, em linha com a resiliência do mercado de trabalho.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]