Itaú Blog

Inflação ao produtor surpreende nos EUA em janeiro

No Radar do Mercado: assim como no Índice de Preços ao Consumidor, a inflação ao produtor avançou mais do que o esperado pelo mercado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) nos EUA avançou 0,3% em janeiro, acima das expectativas do mercado (0,1%). O indicador anual atingiu 0,9%, desacelerando em relação ao resultado anterior, mas também acima do esperado.

Excluindo alimentos e energia, o indicador avançou 0,5% na base mensal e 2% na comparação anual, ambos os resultados acima das projeções do mercado. As leituras anteriores, porém, foram revisadas para baixo (-0,1% m/m e 1,7% a/a).

Nossa visão: a surpresa altista da leitura de hoje, assim como no Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de janeiro, também divulgado nesta semana, reforça a aceleração das pressões inflacionárias neste início de ano.

No início desta semana, o CPI de janeiro avançou 0,3% no mês (acima do resultado anterior) e 3,1% na comparação anual (desacelerando em relação a dezembro). Já o núcleo, que exclui os itens mais voláteis, avançou 0,4% m/m (acima da leitura anterior) e 3,9% a/a (mesmo ritmo de dezembro).

Os resultados corroboram a visão do Federal Reserve (Fed, banco central americano) que foi transmitida em sua última reunião de política monetária, de que é preciso cautela e a manutenção dos dados positivos para ter maior confiança antes de iniciar o processo de queda dos juros.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Market Update: Perspectivas e Insights do Itaú Private Bank para 2024

Confira os destaques e insights discutidos em nosso evento mensal, em que especialist [...]

Fed mantém juros pela quarta vez consecutiva

No Radar do Mercado: na reunião de hoje, o banco central americano decidiu manter o n [...]

Nossa revisão de cenário macro para fevereiro

Economia e Mercados: além da nossa revisão de cenário para fevereiro, nesta semana ho [...]