IPCA-15 de novembro vem acima das expectativas
No Radar do Mercado: índice de preços acelerou levemente em relação ao mês anterior, mas foi puxado por itens que estão fora dos núcleos de serviços e industriais
Por Itaú Private Bank
O IBGE divulgou nesta quarta-feira, 26, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de novembro. O indicador apresentou uma alta de 0,20% na passagem mensal, acima do resultado de outubro e das expectativas do mercado, ambos de 0,18%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 passou a registrar alta de 4,50%, abaixo dos 4,94% observados até outubro.
Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta, sendo a de maior impacto no indicador cheio vindo do grupo “Despesas pessoais” (0,85% e 0,09 p.p. de impacto no índice cheio), influenciado, principalmente, pelas altas na hospedagem (4,18%) e no pacote turístico (3,90%). Por outro lado, os grupos “Comunicação” (-0,19% e –0,1 p.p.) e “Artigos de residência” (0,20% e 0,0 p.p.) registraram as únicas quedas no mês.
Na média móvel de três meses, com dados dessazonalizados e anualizados, serviços subjacentes desaceleraram para 4,4% (de 4,8%), enquanto o núcleo dos industriais subjacentes desacelerou para 1,9% (de 2,7%). Na mesma métrica, a média dos núcleos desacelerou para 3,6% (de 3,8%).
Nossa visão: o IPCA-15 de novembro registrou alta acima do esperado, com composição menos favorável na margem, com aceleração mensal nas métricas de serviços subjacentes e demais núcleos em novembro. Ainda assim, a trajetória segue cadente, com desaceleração das médias trimestrais, não mudando nossa avaliação de início de queda de juros no primeiro trimestre do ano que vem, ciclo que deve beneficiar nossa exposição um grau acima do neutro na bolsa brasileira.

💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
Vendas do varejo e inflação ao produtor abaixo do esperado nos EUA
No radar do mercado: dados do varejo e do PPI de setembro reforçam leitura de arrefec [...]
Focus: mercado revisa projeções do IPCA e da Selic para baixo
No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta recuo nas estimativas do merca [...]
Payroll de setembro surpreende e EUA isentam alguns produtos brasileiros
No Radar do Mercado: dado do mercado de trabalho americano veio mais forte do que o e [...]


