Itaú Blog

IPCA-15 vem acima do esperado em agosto; Powell discursa em Jackson Hole

No Radar do Mercado: o indicador acelerou na comparação com junho e veio acima das expectativas. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, discursa em Jackson Hole

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

IPCA-15 vem acima do esperado em agosto

O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que registrou uma alta de 0,28% em agosto, acima das expectativas do mercado (0,16%). Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acelerou e acumulou alta de 4,2%.  

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta, com a maior contribuição positiva vinda de Habitação devido ao aumento da energia elétrica residencial. Por outro lado, o grupo de Alimentação e Bebidas continua mostrando deflação.  

O IPCA-EX3, núcleo que reúne componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico, também acelerou, com a parte de industriais acelerando, enquanto serviços cederam. O Índice de Difusão, que mede a proporção de itens que tiveram aumento de preços, avançou para 50,95%.  

De maneira geral, a leitura de agosto corrobora o cenário de desinflação em curso, mas indica que o processo será gradual. Esperamos que o IPCA encerre 2023 com alta de 5,1%

Jerome Powell discursa em Jackson Hole

No tão esperado discurso no simpósio de Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), reforçou o objetivo da autoridade monetária de levar a inflação para a meta de 2%. Ele reconheceu que já houve uma desaceleração em relação ao pico, mas que a inflação permanece em patamar elevado. Ele afirmou que o Fed segue preparado para aumentar ainda mais as taxas de juros, caso apropriado, e pretende manter a política monetária restritiva até que se tenha confiança de que a inflação caminha de forma sustentável em direção à meta. 

Com relação aos próximos passos, Powell reiterou que os membros do Fed irão analisar os dados e a evolução do cenário e balanço de riscos para decidir se continuarão elevando os juros ou se manterão as taxas constantes para avaliar melhor a situação da economia americana. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]