Itaú Blog

IPCA sobe 0,24% em outubro, menos do que o esperado

No Radar do Mercado: a inflação mensurada pelo IPCA avançou menos do que as expectativas do mercado na leitura de outubro

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, que subiu 0,24% no mês, abaixo da leitura de setembro (0,26%) e da expectativa do mercado, que era de uma aceleração (0,29%). O acumulado em 12 meses atingiu 4,8%, abaixo dos 5,2% registrados no período imediatamente anterior. 

Os preços de oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês. Os maiores impactos positivos vieram de Transportes e Alimentação e bebidas. Por outro lado, Comunicação foi o único que registrou variação e impacto negativo em outubro. 

Tanto na média móvel trimestral quanto na comparação anual, as medidas de núcleo da inflação, que apresentam maior relação com o ciclo econômico, desaceleraram em outubro. O índice de difusão, que mede o percentual de itens com aumento dos preços, também desacelerou na base anual, o que significa que a inflação está menos disseminada na margem. 

Em geral, a leitura veio abaixo do esperado e com uma composição mais uma vez benigna. A inflação de núcleos seguiu recuando, reforçando uma sequência de dados que confirmam o processo de desinflação em curso. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Indicadores de inflação recuam na China

No Radar do Mercado: tanto a inflação ao consumidor quanto ao produtor da China estão [...]

Revisamos nossos cenários local e global para novembro

No Radar do Mercado: divulgamos nossa revisão de cenário, tanto local quanto global; [...]

Ata do Copom: ritmo constante à frente, mas com nuances

No Radar do Mercado: ata da última reunião do Copom aponta manutenção do ritmo de cor [...]