Jackson Hole: Powell sinaliza progresso na inflação e alerta para riscos no mercado de trabalho

No Radar do Mercado: confira o que o presidente do banco central americano teve a dizer sobre política monetária durante a sua participação no simpósio

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

Discurso de Powell: mudança no balanço de riscos do mandato duplo

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), discursou hoje no segundo dia do Simpósio de Jackson Hole. Além de apresentar uma evolução do cenário econômico americano desde o início da pandemia, Powell deu foco para o progresso da inflação em direção à meta de 2% e ao enfraquecimento do mercado de trabalho como novo risco a ser monitorado.

A autoridade defendeu que, desde o início da pandemia, a economia global enfrentou diversas distorções relevantes, embora o pior desses impactos já tenha se dissipado ao longo do ano. A inflação, que anteriormente estava em níveis alarmantes, diminuiu significativamente. O mercado de trabalho, que estava superaquecido, agora se encontra em uma condição mais equilibrada, e as restrições de oferta se normalizaram. Com essas mudanças, o equilíbrio dos riscos do duplo mandato — que envolve a estabilidade de preços e o pleno emprego — também se alterou.

Powell reiterou que o foco principal do Fed tem sido reduzir a inflação e restaurar a estabilidade de preços, ao mesmo tempo em que se mantém um mercado de trabalho robusto. Embora a tarefa ainda não esteja completa, a autoridade deixou claro que houve um progresso significativo. O equilíbrio entre oferta e demanda foi restaurado, e a confiança de que a inflação está se aproximando da meta de 2% aumentou. O mercado de trabalho, por sua vez, que antes estava superaquecido, tem registrado enfraquecimento, com o aumento do desemprego devido a uma desaceleração nas contratações e na criação de novos empregos.

O presidente do Federal Reserve reforçou que um enfraquecimento adicional no mercado de trabalho não é desejável. O aumento dos riscos negativos para o emprego, aliado à crescente confiança de que a inflação está convergindo para a meta, indica que chegou a hora de ajustar a política monetária, após a manutenção de juros em nível restritivo desde julho de 2023, portanto, abrindo espaço para o provável corte de juros em setembro.

O que é o Simpósio Anual de Jackson Hole?

O Simpósio Anual de Jackson Hole é uma conferência realizada anualmente no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, desde a década de 1980. Este evento, organizado pelo Federal Reserve Bank de Kansas City, reúne membros de bancos centrais, economistas, acadêmicos e líderes de mercado para discutir questões econômicas, além de servir muitas vezes de palco para o Federal Reserve sinalizar os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

30 anos do Real: o que podemos esperar adiante?

The Weekly Globe: neste artigo, analisamos a performance do Real ao longo do tempo e [...]

Mudamos nossas alocações das carteiras local e internacional

Nicholas McCarthy, Chief Investment Officer (CIO) do Itaú, resume a análise do cenári [...]

Treinar dá sorte

TenisVesting: entenda o papel da sorte e do azar nos mercados e nas quadras e a melho [...]