Itaú Blog

Market Update - Confira os destaques do encontro de setembro

Veja os principais pontos abordados na última edição da nossa live, que contou com a participação de Gina Baccelli, economista-chefe do Itaú Private Bank, e Laura Pitta, economista sênior do Itaú BBA para China e Europa

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Créditos: Itaú Private Bank

Na última terça-feira, 12, realizamos nosso encontro mensal “Market Update" com Marcelo Aagesen, Head of Global Markets e Niraj Patel, Chief Equities Strategy, ambos do Itaú Private Bank internacional.

Confira os destaques da conversa sobre a desaceleração da economia chinesa – e porque esse movimento preocupa o mercado global:

  • Após três anos de restrições relacionadas à Covid-19, a abertura da China gerou muito otimismo econômico, mas o consumo chinês segue baixo, pois não há transferência de renda desde antes de 2020.
  • A recuperação econômica da China é essencial para a economia global, mas sua capacidade de impulsionar a recuperação é limitada pela desaceleração nas economias europeia e americana.

  • O isolamento da China no cenário internacional é preocupante, especialmente em relação à deterioração das relações com os EUA.

  • A relação entre os Estados Unidos e a China é fundamental, e as eleições americanas têm um impacto significativo nessa dinâmica. Independentemente de Republicanos ou Democratas vencerem o próximo pleito, é evidente que os EUA têm a intenção de conter o crescimento da China. O que pode mudar, conforme o lado vencedor, serão as relações com Rússia e Ucrânia, e isso poderá ter implicações globais.

  • A concentração de poder na China é outro ponto de atenção, pois pode dificultar a capacidade das autoridades de agirem efetivamente. Isso afeta a confiança no setor privado.

  • Atualmente, são muitos os desafios enfrentados para estimular o consumo e reduzir as altas poupanças das famílias, que são impactadas pela falta de assistência social.

  • A China, como uma das principais economias do mundo, enfrenta obstáculos significativos à sua trajetória de crescimento, incluindo questões geopolíticas e econômicas internas. Sua recuperação é essencial para a economia global, mas o país precisa abordar questões estruturais para manter um crescimento sustentável e contribuir para a recuperação global.

Assista à gravação completa abaixo.

Leia também

Leia também

Market update: perspectivas e tendências do mercado imobiliário dos EUA | Private Insights

Confira os principais pontos discutidos na edição mensal da live do Itaú Private Bank [...]

Por que os títulos do Tesouro dos EUA não estão se comportando como ativos seguros? | Private Insights

Neste artigo, avaliamos o desempenho desses ativos nos últimos 25 anos, as razões que [...]

Copom reduz a Selic em 50 pontos-base, para 13,25% | Private Insights

No Radar do Mercado: em decisão dividida, o Comitê de Política Monetária do Banco Cen [...]